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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38270| Title: | Expansão chinesa e sua cultura corporativa: breve estudo |
| Authors: | MATOS, Amanda Dutil |
| Advisor: | GRANATO, Paula Rodrigues |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Cultura organizacional;Investimentos |
| Issue Date: | Jun-2020 |
| Publisher: | 131 |
| Citation: | MATOS, Amanda Dutil. Expansão chinesa e sua cultura corporativa: Breve estudo. 2020. Trabalho de Graduação(Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Itapetininga ''Professor Antonio Belizandro Barbosa Rezende'', Itapetininga, 2020. |
| Abstract: | A China vem se expandindo política e economicamente por meio de intenso fluxo de
investimentos e projetos ambiciosos no mundo. Seu principal instrumento é a
Iniciativa Cinturão e Estrada, o maior plano de infraestrutura da história, que está
moldando o comércio internacional com investimentos em áreas estratégicas,
particularmente na Ásia, Europa e África. A América Latina, embora não participe
diretamente da iniciativa, também recebe importantes investimentos chineses, com
foco no Brasil. O objetivo deste estudo é identificar aspectos da cultura
organizacional, por meio de pesquisa bibliográfica, para compreender o modo de
fazer negócios desse país milenar e fazer um levantamento dos seus investimentos
no Brasil e em outras regiões, por artigos baseados em relatórios das embaixadas.
Constata-se que o confucionismo, com seus aspectos de hierarquia, obediência e
lealdade, deve ser compreendido por negociadores que desejem estar preparados
para a maior influência chinesa nos negócios internacionais. Com bilhões de dólares
investidos no Brasil, a China vem criando oportunidades para o desenvolvimento do
País, que deve estar aberto para uma nova era, transpondo barreiras culturais. China has been expanding politically and economically through an intense flow of investments and ambitious projects around the world. Its main instrument is the Belt and Road Initiative, the largest infrastructure plan in history, which is shaping international trade with investments in strategic areas, particularly in Asia, Europe, and Africa. Latin America, although not directly participating in the initiative, also receives significant Chinese investments, with a focus on Brazil. The objective of this study is to identify aspects of organizational culture, through bibliographic research, to understand the way this ancient country does business and to survey its investments in Brazil and other regions, through articles based on embassy reports. It is found that Confucianism, with its aspects of hierarchy, obedience, and loyalty, must be understood by negotiators who wish to be prepared for the greater Chinese influence in international business. With billions of dollars invested in Brazil, China has been creating opportunities for the country's development, which must be open to a new era, overcoming cultural barriers. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38270 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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