Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38255
Título: Estudos de técnicas de proteção contra raios para materiais compósitos
Autor(es): CRUZ, Gabriel Régio
VIEIRA, Luiz de Paula
MEIRA, Marcelo Fonseca
Orientador(es): TREVISAN, Bruno Peruchi
Outro(s) contribuidor(es): KABAYAMA, Alfred Makoto
MUSSI, Renato Galvão da Silveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Materiais compósitos
Data do documento: 2-Jul-2025
Editor: 146
Referência Bibliográfica: CRUZ, Gabriel Régio da; VIEIRA, Luiz de Paula; MEIRA, Marcelo Fonseca. Estudos de técnicas de proteção contra raios para materiais compósitos. 2025. 51 f. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Projetos de Estruturas Aeronáuticas) - FATEC de São José dos Campos "Professor Jessen Vidal", 2025
Resumo: O emprego de materiais compósitos em construções aeronáuticas tem aumentado de forma expressiva nos últimos anos, sendo estimulada, sobretudo, pelas suas vantagens no que concernem aspectos com resistência mecânica, leveza e resistência à corrosão. Contudo, esse aumento na tendência também acaba estabelecendo novos desafios, especialmente no que se refere à proteção contra descargas atmosféricas. Ao contrário das ligas metálicas tradicionais, observa-se que os compósitos apresentam condutividade elétrica baixa, tornando-os mais suscetíveis a prejuízos quando são atingidos por raios. Essa pesquisa tem como objetivos apresentar uma revisão de técnicas de proteção contra raios em materiais compósitos. Foi desenvolvida uma revisão bibliográfica exploratória com abordagem qualitativa tendo como propósito apresentar uma análise de algumas soluções de proteção contra raios em materiais compósitos. Foi realizada também uma comparação entre as diferentes técnicas em termos de aplicações vantagens e desvantagens. As técnicas apresentadas são: películas Metílicas; tecidos de Arames Trançados com alumínio ou Bronze Fosforo; tecidos de Arames Trançados com Fibra de Carbono; e tintas Ionizáveis e Condutoras. Apesar da variedade de técnicas apresentadas, este trabalho não abordou diretamente uma comparação padronizada entre todas as soluções em condições iguais de teste, o que impossibilita uma análise comparativa totalmente equitativa. Concluiu-se que não há uma única solução definitiva para a proteção contra raios em materiais compósitos. Cada técnica apresenta vantagens específicas que devem ser ponderadas de acordo com a aplicação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38255
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.