Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38247| Título: | Educação ambiental para o descarte de resíduos químicos em instituições de ensino |
| Título(s) alternativo(s): | Environmental education for the disposal of chemical waste in educational institutions |
| Autor(es): | SILVA, Vanessa Souza da |
| Orientador(es): | VIANNA, Viviane Formice DUDA, Rose Maria |
| Tipo documental: | Artigo Científico |
| Palavras-chave: | Descarte de materiais;Meio ambiente;Educação ambiental |
| Data do documento: | 2021 |
| Editor: | 173 |
| Referência Bibliográfica: | SILVA, Vanessa Souza da. Educação ambiental para o descarte de resíduos químicos em instituições de ensino, 2021. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Gestão Ambiental) - Fatec Nilo de Stéfani, Jaboticabal, 2021. |
| Resumo: | Por meio da revisão bibliográfica nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, consultando teses e dissertações de diferentes instituições, esse trabalho objetivou demonstrar a importância da educação ambiental no descarte de resíduos químicos nas instituições de ensino. O descarte inadequado de resíduos químicos causa sérios prejuízos ao meio ambiente, por isso a classificação de cada produto utilizado, é de suma importância para uma destinação final correta. As instituições de ensino por formarem os futuros profissionais necessitam imputar esse conhecimento aos estudantes e demais funcionários, e tentam alcançar esse propósito seguindo as leis federais e criando suas próprias normas e manuais, porém isso não se mostra eficiente para que seja realizado o descarte correto. Observou-se ser indispensável a utilização das ferramentas da Educação Ambiental, para o despertar consciencial em relação a disposição
dos resíduos químicos no meio ambiente, devendo os envolvidos no processo, verificar se os resíduos podem ser reutilizados, reciclados, se precisam de um tratamento especifico para o descarte ou se simplesmente podem ser jogados no lixo comum. Assim, a Educação Ambiental deve ser permanente e continua considerando o público a quem se destina para desenvolver as atividades que ajudarão a galgar os degraus da mudança de atitude. Through a bibliographic review in Scielo, Google Academic databases, consulting theses and dissertations from different institutions, this work aimed to demonstrate the importance of environmental education in the disposal of chemical waste in educational institutions. The inadequate disposal of chemical residues causes serious damage to the environment, so the classification of each product used is of paramount importance for a correct final destination. Educational institutions, for training future professionals, need to impute this knowledge to students and other employees, and try to achieve this purpose by following federal laws and creating their own rules and manuals, but this is not efficient for the correct disposal to be carried out. It was observed that the use of Environmental Education tools is essential to raise awareness regarding the disposal of chemical waste in the environment, and those involved in the process should check if the waste can be reused, recycled, if they need a specific treatment for disposal or if they can simply be thrown away in the common trash. Thus, Environmental Education must be permanent and continuous, considering the target audience to develop activities that will help to climb the steps of attitude change. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38247 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Vanessa Souza da Silva.pdf Restricted Access | 271.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.