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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38177| Title: | Desenvolvimento de um dispositivo para medição de rigidez torcional do chassi |
| Other Titles: | Development of a device for measuring the torsional stiffness of the chassis |
| Authors: | SILVA, Alan Ivaldo DANTAS, Diego da Silva MARCONDES, Lucas Gabriel Trevisan |
| Advisor: | BORTOLUSSI, Roberto |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Mecânica automobilística;Engenharia mecânica;Tecnologia;Veículos;Chassis;Softwares |
| Issue Date: | 18-Dec-2020 |
| Publisher: | 160 |
| Citation: | SILVA, Alan Ivaldo; DANTAS, Diego da Silva; MARCONDES, Lucas Gabriel Trevisan. Desenvolvimento de um dispositivo para medição de rigidez torcional do chassi. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2020. 53 f. il. |
| Abstract: | RESUMO A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um dispositivo para a obtenção dos valores de rigidez torcional de um chassi veicular, que será feito por meio do método dos elementos finitos, que serão obtidos e analisados no programa de computador: Autodesk Fusion® 360, e também serão mensurados os valores por meio do método físico, através da análise dos instrumentos de medição que estarão presentes no próprio dispositivo. Através do dispositivo será verificado o comportamento do chassi quando submetido a uma determinada carga e o limite de peso que ele consegue suportar sem atingir o limite de escoamento do material. Com ajuda do software, poderá ser feita uma análise estática do dispositivo em si e também do chassi, para ser verificado em quais regiões ele sofrerá mais e menos esforços, e sua análise em veículos de diferentes tipos de aplicação, o que permitirá ter conhecimento sobre os diferentes esforços que o chassi sofre em uso, a importância de se ter uma rigidez torcional adequada e realizar o condicionamento dele para um veículo de uma aplicação específica com uma melhor eficiência da suspensão. ABSTRACT The purpose of this work is the development of a device to obtain the torsional stiffness values of a vehicle chassis, which will be done using the finite element method, which will be obtained and analyzed in the computer program: Autodesk Fusion® 360, and the values will also be measured using the physical method, through the analysis of the measurement instruments that will be present in the device itself. The device will check the behavior of the chassis when subjected to a certain load and the weight limit it can support without reaching the flow limit of the material. With the help of the software, a static analysis of the device itself and also of the chassis can be made, to be verified in which regions it will suffer more and less efforts, and its analysis in vehicles of different types of application, which will allow to have knowledge about the different efforts that the chassis undergoes in use, the importance of having adequate torsional rigidity and conditioning it for a vehicle of a specific application with better suspension efficiency. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38177 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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