Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38156| Title: | Projeto girassol: jogo para crianças atípicas |
| Authors: | BINOTTO, Alicia Daniele PELAIS, Gabrielli Maressa FARIAS, Yasmin Dantas de |
| Advisor: | BECK, Luis Fernando da Silva |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Jogos;Transtorno do espectro autista |
| Issue Date: | 5-Dec-2024 |
| Publisher: | 110 |
| Citation: | BINOTTO, Alicia Daniele, PELAIS, Gabrielli Maressa, FARIAS, Yasmin Dantas de. Projeto girassol: jogo para crianças atípicas, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Design Gráfico) -- Etec Deputado Salim Sedeh, Leme, 2024. |
| Abstract: | O autismo é um conjunto de condições características por alteração do
comportamento social, da comunicação e de um repertório de atividades e
Interesses.
Foi estabelecida a ideia da criação de um jogo lúdico para crianças autistas a fim
de estimular habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo um assunto com maior
visibilidade nos tempos modernos, e um jogo recreativo para as crianças com
transtorno do espectro autista pode auxiliar na aprendizagem, proporcionando maior
desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e possibilidades.
De acordo com estudos, uma a cada cem crianças no país são diagnosticadas com
o transtorno do espectro autista. O diagnóstico pode ocorrer em diferentes idades,
porém é comum ser realizado em crianças a partir de 2 anos de idade, e é
importante ser realizado o diagnóstico precoce para que apoios adequados possam
ser iniciados o mais cedo possível. Para entender as necessidades e características
das crianças autistas, é importante compreender que elas podem apresentar
dificuldades em expressar suas emoções, e pode incluir dificuldades na
comunicação, interação social, interesses restritos e comportamentos repetitivos.
Mas é importante ressaltar que cada criança é única e pode apresentar sintomas de
autismo amplamente diferentes. Esse projeto foi estudado com o objetivo de
estimular o aprendizado da criança de uma forma divertida e didática, fazendo com
que os pequenos se sintam confortáveis ao expressar suas emoções conseguindo
esclarecer seus sentimentos e a forma de enxergar o mundo. Autism is a set of conditions characterized by changes in social behavior, communication, and a repertoire of activities and interests. The idea of creating a playful game for autistic children was established to stimulate cognitive, emotional, social, and motor skills. The Autism Spectrum Disorder (ASD) has been gaining more visibility in modern times, and a recreational game for children with autism spectrum disorder can aid in learning, providing greater development of their potential, skills, and possibilities. According to studies, one in every hundred children in the country is diagnosed with autism spectrum disorder. Diagnosis can occur at different ages; however, it is common to be made in children from 2 years old, and it is important to carry out an early diagnosis so that appropriate support can be initiated as soon as possible. To understand the needs and characteristics of autistic children, it is important to comprehend that they may have difficulties expressing their emotions, which can include difficulties in communication, social interaction, restricted interests, and repetitive behaviors. But it is essential to highlight that each child is unique and may exhibit widely different symptoms of autism. This project was studied with the aim of stimulating children's learning in a fun and educational way, making the little ones feel comfortable expressing their emotions, thereby clarifying their feelings and how they perceive the world. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38156 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| design_grafico_2024_2_alicia_daniele_binotto_projeto_girassol.pdf | 8.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.