Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38121| Title: | Desenvolvimento de um sistema de suspensão automotiva com controle ativo |
| Other Titles: | Development of an automotive suspension system with active control |
| Authors: | ABRAHÃO, Lucas |
| Advisor: | MARCELINO, Eliel Wellington |
| Other contributor: | MARCELINO, Eliel Wellington DALBO, Fernando Garup MAIA, Francisco José de Oliveira |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Mecatrônica (projeto);Automação industrial;Tecnologia;Automóveis;Linguagem de programação |
| Issue Date: | 18-Dec-2020 |
| Publisher: | 160 |
| Citation: | ABRAHÃO, Lucas. Desenvolvimento de um sistema de suspensão automotiva com controle ativo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2020. 39 f. il. |
| Abstract: | RESUMO O Sistema de Suspensão tem um grande papel nos principais meios de locomoção atuais, como o isolamento e absorção das vibrações. Com isso, os meios de transporte sofrem menos danos a sua estrutura provenientes do uso contínuo, suas cargas sofrem menos impactos mantendo a integridade de seus conteúdos e seus passageiros se sentem mais confortáveis por não sentir todo o impacto diretamente no chassi do veículo. Contudo o sistema de suspensão dos veículos urbanos ainda são majoritariamente do tipo passivo, ou seja, há de ter uma força atuando para que sua suspensão gere uma força oposta balanceando e estabilizando o veículo, com o sistema de suspensão ativo o controlador calcula a força aplicada aos pneus e ao sistema e quase instantaneamente gera sua resposta assim diminuindo ou até eliminando esta divergência. Este trabalho visa diminuir o tempo de resposta de um sistema de suspensão independente de um quarto de carro usando um sistema de controle ativo a partir de um microprocessador Raspberry Pi modelo 3b com a plataforma de simulação MATLAB para a aferição de modelos matemáticos e maior precisão nos cálculos. Assim diminuindo as vibrações notadas pelo(s) passageiro(s). ABSTRACT The suspension system has a great role in the main means of transportation, like the isolation of vibrations. Therewith, the means of transportation suffer less damage to its structure from continuous use, their loads suffer less impacts maintaining the integrity of their contents and the passengers feel more confortable, because they do not feel the full impact directly on the vehicle’s chassis. However, the suspension system of urban vehicles is still mostly of the passive type, that means, there must be a force acting so that the suspension generates an opposite force balancing and stabilizing the vehicle, with the active suspension system the controller calculates the applied force to the tires and suspension and almost instantaneously it generates a response therefore decreasing or even eliminating this divergence. This project aims to decrease the response time of a quarter of a independent suspension system using an active control system from microprocessor Raspberry Pi model 3b with the MATLAB simulation platform for gauging mathematical models and greater accuracy in calculations. Thus decreasing the vibrations noticed by the passenger(s). |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38121 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MECATRONICA TCC LUCAS ABRAHAO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE SUSPENSÃO.pdf | 603.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.