Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38099
Título: PPCP como diferencial estratégico e perspectivas de atuação na gestão 4.0
Autor(es): BRANDÃO, Júlio César Marques
Orientador(es): OLIVEIRA, Douglas Eldo Pereira de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Ferramentas da qualidade;Gestão da cadeia de suprimentos;Gestão de projetos;Indústria 4.0
Data do documento: Jun-2022
Editor: 167
Referência Bibliográfica: BRANDÃO, J.C. M.; PEREIRA, D.E.P. PPCP como diferencial estratégico e perspectivas de atuação na gestão 4.0. Guarulhos: Fatec Guarulhos, 2022. 107p. Trabalho de Graduação (Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Faculdade de Tecnologia de Guarulhos.
Resumo: É inegável que as empresas cada vez mais estão sendo pressionadas e impactadas pela alta concorrência e padrões de exigência de mercado, onde ser competitivo é ter condições de concorrer com um ou mais fabricantes e melhor que isso é ainda poder superá-los. Com isso, é vital adaptar-se ou até se reinventarem para que possam manter-se ativas e lucrativas, onde gestores devem planejar de forma a entender o passado afim de fortalecer os acertos e não repetir erros, com os pés firme no presente, posicionando as organizações de forma estratégica e com segurança perante as mutabilidades do mercado, além de projetar um olhar crítico para o futuro, realizando ajustes para atingir ou superar as metas estabelecidas, destinando esforços e recursos ao que agrega valor sob o ponto de vista do cliente. Em uma estratégia de manufatura, fatores como: flexibilidade, confiabilidade, qualidade, custos, estoques, redução de desperdícios e capacidade de inovação são funções diretas ou indiretamente relacionadas às atividades do PPCP, que por sua vez, busca extrair um melhor desempenho industrial, conciliando demanda e fornecimento, em termos de volume e tempo, adotando práticas de gestão que condicionem o sistema a alcançar o patamar requerido, por meio da organização de prazos com a disponibilidade de materiais, máquinas, mão de obra, e uma correta priorização, com respostas instantâneas em cenários de replanejamento. O aumento da diversificação, customização, complexidade dos produtos e dos processos de produção, aliados as incertezas de demanda, redução dos ciclos de planejamento e de vida dos produtos, custos, dentre outros fatores, tornou o PPCP uma área decisiva nas organizações, mesmo que nem sempre este potencial seja observado ou conhecido. Assim, o objetivo do estudo identificar oportunidades de atuação, de forma a consolidar o PPCP como um diferencial estratégico, competitivo e fonte de resultados. Enquadra-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza aplicada, onde a coleta de dados foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas, baseadas no conceito RBS, sendo que os resultados obtidos são conclusivos e confirmam o potencial do PPCP como norteador e fator preponderante para a elevar a competitividade, além de fortalecer a marca das empresa, otimizar processos e fluxo de caixa da empresa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38099
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PPCP COMO DIFERENCIAL ESTRATÉGICO E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO NA GESTÃO 4.0.pdf2.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.