Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38012
Título: "Turismo literário": a literatura como mediadora da experiência turística.
Título(s) alternativo(s): "Turismo literario": la literatura como mediadora de la experiencia turística.
Autor(es): KASSAI, Alexandre
Orientador(es): MASCARENHAS, Flávio de Souza
Outro(s) contribuidor(es): URBANO, Divanil Antunes
SAVIOLI, Valencia Ferraz da Silva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Turismo cultural;Literatura
Data do documento: Dez-2017
Editor: 265
Referência Bibliográfica: KASSAI, Alexandre. “Turismo a literatura como mediadora da experiência turística, 2017. Trabalho conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - FATEC de São Roque - Dr. Bernardino de Campos, São Roque, 2017.
Resumo: Este trabalho procura mostrar uma possibilidade de prática de Turismo Cultural, que tem a literatura como recurso. Procurou se estudar o fenômeno literário, a fim de configurar a literatura como manifestação artística a ser apropriada pelo turismo, e mostrar a importância de se manter a integridade dos elementos que a constituem com um dos ingredientes a uma ação sustentável. Concebeu se o “Turismo Literário” como conceito em construção, uma vez que optou se por não estudá lo como possível segmento de mercado. A literatura analisada ne ste trabalho, sob a ótica do Turismo Cultural, é aquela carregada de valores identitários e que representa os saberes e fazeres de uma comunidade. Fator que deve, em primeiro lugar, garantir a participação das comunidades visitadas em possíveis projetos de “Turismo Literário”. Como exemplo, apresentamos a obra do escritor João Guimarães Rosa e sua integração ao sertão mineiro, principalmente no município de Cordisburgo. O estudo foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica sobre literatura, turismo cultural, e estudos sobre turismo e literatura. Consideramos que uma viagem mediada pelo texto literário pode oportunizar aos turistas uma experiência enriquecedora intelectual e espiritualmente. O que se opõe ao que é vivenciado sob o paradigma do turismo d e massa.
Este trabajo busca mostrar una posibilidad de práctica de Turismo Cultural, que tiene la literatura como recurso. Se buscó estudiar el fenómeno literario, a fin de confi gurar la literatura como manifestación artística a ser apropiada por el turismo, y mostrar la importancia de mantener la integridad de los elementos que la constituyen con uno de los ingredientes a una acción sostenible. Se concibió el “Turismo Literario” como concepto en construcción, ya que se optó por no estudiarlo como posible segmento de mercado. La literatura analizada en este trabajo, bajo la óptica del Turismo Cultural, es aquella cargada de valores identitarios y que representa los saberes y hacere s de una comunidad. Factor que debe, en primer lugar, garantizar la participación de las comunidades visitadas en posibles proyectos de “Turismo Literario”. Como ejemplo, presentamos la obra del escritor João Guimarães Rosa y su integración al sertão miner o, principalmente en el municipio de Cordisburgo. El estudio fue desarrollado a partir de revisión bibliográfica sobre literatura, turismo cultural, y estudios sobre turismo y literatura. Consideramos que un viaje mediado por el texto literario puede oport unizar a los turistas una experiencia enriquecedora intelectual y espiritualmente. Lo que se opone a lo que se vive bajo el paradigma del turismo de masas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38012
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Turismo literário - a literatura como mediadora da experiência turística.pdf
  Restricted Access
865.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.