Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37951| Título: | Artificial Intelligence Learning Auxiliar: Uma nova abordagem para o ensino e aprendizagem |
| Título(s) alternativo(s): | Artificial Intelligence Learning Aid: A new approach to teaching and learning. |
| Autor(es): | KITAJIMA, Andressa Ayumi VENTURA, Arthur Souza SILVA, Isabelle Oliveira da VILLARROEL, Jhenifer Maday Coila REIS, Juan Vieira dos VIANA, Luiz Felipe Ferreira SILVA, Luiza Fadelli |
| Orientador(es): | LIMA, José Roberto |
| Outro(s) contribuidor(es): | LIMA, José Roberto SILVA, Danilo Henrique DONATI, Viviane Ferreira |
| Tipo documental: | Monografia |
| Palavras-chave: | Informática;TECNOLOGIAS DIGITAIS |
| Data do documento: | 3-Dez-2024 |
| Editor: | 227 |
| Referência Bibliográfica: | Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação-analisa e projeta sistemas. Constrói, documenta, realiza testes e mantém sistemas de informação. Utiliza ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação específica. Modela, implementa e mantém bancos de dados. |
| Resumo: | Este trabalho busca enfatizar o uso assertivo da Inteligência Artificial (IA) no processo educacional, com o objetivo de minimizar o uso inadequado dessa ferramenta por parte dos estudantes. A partir de pesquisas acadêmicas, constata-se que o enfraquecimento do pensamento argumentativo e crítico dos alunos está intimamente ligado à dependência excessiva desse instrumento. Diante desse cenário, este projeto propõe o desenvolvimento de um sistema que, ao mesmo tempo em que ameniza os problemas causados pela dependência da IA, revolucione a educação. A iniciativa se concentrará em mitigar a disseminação da dependência provocada pelo uso não moderado e inconsciente da ferramenta. É importante destacar que o projeto visa aprimorar tanto o processo de ensino dos docentes quanto a aprendizagem dos estudantes, com base em metodologias ativas e análises socioemocionais e vocacionais. Nesse contexto, a integração da IA no sistema torna-se um potencial transformador na educação, especialmente no ensino médio, desde que utilizada de forma consciente e correta. O sistema oferecerá funcionalidades para superar lacunas de aprendizagem, apresentar conteúdos de forma atrativa e ágil, contribuindo, assim, para a otimização do processo de ensino e aprendizagem. Recomenda-se que futuras pesquisas aprofundem ainda mais o potencial da IA na educação. The present academic work seeks to emphasize the assertive use of Artificial Intelligence (AI) in the educational process, with the aim of minimizing the inappropriate use of this tool by students. Based on academic research, it is evident that the decreasing of students' argumentative and critical thinking is closely linked to excessive dependence on this instrument. Given this scenario, this project proposes the development of a system that, while alleviating the problems caused by dependence on AI, revolutionizes education. The initiative will focus on mitigating the spread of addiction caused by unmoderated and unconscious use of the appliance. It is important to highlight that the project aims to improve both the teaching process of teachers and student learning, based on active methodologies and socio-emotional and vocational analyses. In this context, the integration of AI into the system becomes a transformative potential in education, especially in secondary education, as long as it is used consciously and correctly. The system will offer features to overcome learning gaps, present content in an attractive and agile way, thus contributing to the optimization of the teaching and learning process. It is recommended that future research further delve into the potential of AI in education. |
| Descrição: | Inteligência Artificial, metodologia ativa, educação |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37951 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARTIFICIAL INTELLIGENCE LEARNING AUXILIAR - uma nova Abordagem para o Ensino e Aprendizagem.pdf | 5.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.