Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37897
Title: Sistema Integrado de Gestão Administrativa para a Escola Municipal de Iniciação Artística de Mogi Guaçu
Authors: TAPARO, Caio Martins
ALVES, Joel Rodrigues
TEIXEIRA, Laís de Campos
TAROSSI, Luiz Gustavo de Moraes
Advisor: MACEDO, Rita de Cássia Catini de
Other contributor: MACEDO, Rita de Cássia Catini de
MORAES, Marcos Roberto de
MACEDO, Paulo Cesar de
type of document: Monografia
Keywords: Desenvolvimento de software (educação);Web sites
Issue Date: 25-Jun-2025
Publisher: 163
Citation: TAPARO, Caio Martins et al. Sistema Integrado de Gestão Administrativa para a Escola Municipal de Iniciação Artística de Mogi Guaçu. 2025. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de Mogi-Mirim, Mogi Mirim, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão administrativa para a Escola Municipal de Iniciação Artística de Mogi Guaçu (EMIA), com o objetivo de informatizar os processos internos da secretaria escolar. A pesquisa, de natureza aplicada, adota abordagem qualitativa e se configura como estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com funcionários da instituição e observação direta do ambiente de trabalho. O sistema proposto busca informatizar tarefas como matrícula de alunos, controle de turmas e professores, emissão de relatórios e gerenciamento de oficinas e materiais, substituindo os registros manuais em papel. A fundamentação teórica abrange sistemas de informação gerencial, engenharia de software, modelagem com UML, arquitetura web e segurança da informação. Como resultado, elaborou-se um protótipo funcional que atende aos requisitos levantados e oferece ganho de eficiência, organização e segurança das informações. Conclui-se que a proposta é viável, alinhada às necessidades da escola e contribui significativamente para a modernização da gestão administrativa. A hipótese inicial foi confirmada e os objetivos do trabalho foram alcançados.
This paper presents the development of an integrated administrative management system for the Municipal School of Artistic Initiation of Mogi Guaçu (EMIA), with the objective of computerizing the internal processes of the school office. The research, of an applied nature, adopts a qualitative approach and is configured as a case study. Data were collected through interviews with employees of the institution and direct observation of the work environment. The proposed system seeks to computerize tasks such as student enrollment, control of classes and teachers, issuing of reports and management of workshops and materials, replacing manual records on paper. The theoretical basis includes management information systems, software engineering, modeling with UML, web architecture and information security. As a result, a functional prototype was developed that meets the requirements raised and offers gains in efficiency, organization and information security. It is concluded that the proposal is viable, aligned with the needs of the school and contributes significantly to the modernization of administrative management. The initial hypothesis was confirmed and the objectives of the work were achieved.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37897
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
-TG2 - Sistema Integrado de Gestao Administrativa para a Escola Municipal de Iniciacao Artistica de Mogi Guacu.pdf
  Restricted Access
TG - Sistema Integrado de Gestao Administrativa para a Escola Municipal de Iniciacao Artistica de Mogi Guacu8.2 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.