Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37883| Title: | FATEC E-SPORTS ARENA |
| Authors: | COSTA, Leandro Dionísio de Faria ZIBORDI, Lucas Montejano PAES, Luciano Gurjão Couto BARBARINI, Luis Felipe |
| Advisor: | MORAES, Marcos Roberto de |
| Other contributor: | MORAES, Marcos Roberto de MACEDO, Paulo Cesar de MACEDO, Rita de Cássia Catini de |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Desenvolvimento de software;Sistema de comunicação |
| Issue Date: | 27-Jun-2025 |
| Publisher: | 163 |
| Citation: | COSTA, Leandro Dionísio de Faria et al. Fatec E-Sports Arena. 2025. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim, Mogi Mirim, 2025. |
| Abstract: | O presente trabalho aborda o crescimento e a relevância dos E-Sports no cenário
mundial e brasileiro, explorando seu impacto competitivo e social. Com o objetivo de
fomentar o cenário competitivo e a integração da comunidade acadêmica da
Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) de Mogi Mirim, propomos
o desenvolvimento de uma plataforma digital para a organização e gerenciamento de
campeonatos de E-Sports. A plataforma, denominada FATEC E-Sports Arena, oferece
uma série de funcionalidades, como cadastro de jogadores e equipes, criação de
torneios com gerenciamento de chaves e partidas, e um sistema para
acompanhamento de resultados, criando um ambiente competitivo e organizado para
os alunos. A metodologia adotada incluiu o levantamento de requisitos por meio de
pesquisa com os estudantes, a análise de plataformas consolidadas no mercado como
a FACEIT, e a aplicação de metodologias ágeis como Scrum e Kanban no
desenvolvimento do sistema. A arquitetura da plataforma foi projetada utilizando
tecnologias como PHP, MySQL, HTML, CSS e JavaScript, garantindo funcionalidade,
segurança e escalabilidade. Os resultados da pesquisa demonstraram um alto
interesse dos alunos em participar de campeonatos, validando a relevância e a
viabilidade do projeto. Conclui-se que a FATEC E-Sports Arena tem o potencial de
estruturar a prática de E-Sports na instituição, desenvolver habilidades como trabalho
em equipe e pensamento estratégico, e aumentar a visibilidade da FATEC no cenário
dos esportes eletrônicos universitários. This work explores the growth and significance of E-Sports in the global and Brazilian contexts, focusing on their competitive and social impacts. Aiming to foster the competitive scene and integration within the academic community of FATEC Mogi Mirim, the development of a digital platform for organizing and managing E-Sports tournaments was proposed. The platform, named FATEC E-Sports Arena, offers functionalities such as player and team registration, tournament creation with bracket and match management, and a result tracking system, creating a competitive and organized environment for students. The methodology involved a requirements survey conducted with students, an analysis of established market platforms like FACEIT, and the application of agile methodologies such as Scrum and Kanban in system development. The platform's architecture was designed using technologies like PHP, MySQL, HTML, CSS, and JavaScript, ensuring functionality, security, and scalability. The survey results demonstrated a high level of student interest in participating in championships, validating the project's relevance and feasibility. It is concluded that the FATEC E-Sports Arena has the potential to structure the practice of E-Sports at the institution, develop skills such as teamwork and strategic thinking, and increase the institution's visibility in the university E-Sports scene. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37883 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TG2 - FATEC E-SPORTS ARENA.pdf Restricted Access | TG - FATEC E-SPORTS ARENA. | 5.3 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.