Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37778
Title: A importância da apresentação lúdica na educação em higiene escolar.
Other Titles: he importance of playful presentation in school hygiene education.
Authors: SOUZA, Bianca Thais de
RIBEIRO, Lauriene de Araújo
SOUZA, Marcia de Fátima Gomes de
MARQUES, Miliana Regina Caputi
SOUZA, Regiane Ribeiro de
Advisor: PASSARONI, Maria Aparecida Bom João
VIEIRA, Priscila Bocchile de Lima
type of document: Parecer Técnico
Keywords: Educação em saúde;Infância;Hábitos;Higiene;Brincadeiras
Issue Date: Nov-2024
Publisher: 031
Citation: SOUZA, B.T.de; RIBEIRO, L. de A.; SOUZA, M. de F. G. de; MARQUES, M. R. C.; SOUZA, R. R. de. A importância da apresentação lúdica na educação em higiene escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual “Etec Antonio Devisate”, Marília, 2024.
Abstract: RESUMO: A higiene na educação infantil é fundamental para promover a saúde e o bem estar das crianças. Desde cedo, é essencial ensinar hábitos de higiene, como a lavagem das mãos, escovação dental e cuidados com o corpo, para prevenir doenças e infecções. As escolas desempenham um papel crucial nesse processo, proporcionando um ambiente onde as crianças podem aprender e praticar esses hábitos de forma lúdica e interativa. Através do lúdico, as crianças são incentivadas a participar ativamente do aprendizado, o que promove não apenas a compreensão dos conteúdos, mas também a internalização de hábitos saudáveis. Além disso, essas atividades estimulam a criatividade e o trabalho em equipe, contribuindo para um ambiente escolar mais colaborativo e dinâmico. A representação lúdica também ajuda a desmistificar o tema da higiene, tornando-o menos intimidador e mais acessível, pois as crianças se identificam com as situações apresentadas, o que facilita a reflexão sobre suas próprias práticas de higiene. Assim, a educação lúdica se revela uma estratégia eficaz na promoção da saúde infantil, formando cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao cuidado com seu próprio bem-estar.
ABSTRACT: Hygiene in early childhood education is fundamental to promoting children's health and well-being. From an early age, it is essential to teach hygiene habits, such as hand washing, tooth brushing and body care, to prevent diseases and infections. Schools play a crucial role in this process, providing an environment where children can learn and practice these habits in a playful and interactive way. Through play, children are encouraged to actively participate in learning, which promotes not only understanding the content, but also the internalization of healthy habits. Furthermore, these activities stimulate creativity and teamwork, contributing to a more collaborative and dynamic school environment. The playful representation also helps to demystify the topic of hygiene, making it less intimidating and more accessible, as children identify with the situations presented, which makes it easier to reflect on their own hygiene practices. Thus, playful education proves to be an effective strategy in promoting children's health, forming more aware and responsible citizens in relation to caring for their own well-being.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37778
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.