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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37722| Title: | Endomarketing: aplicação para motivar os colaboradores |
| Other Titles: | Endomarketing: application to motivate employees |
| Authors: | ROBERTO, Alysson Willian Telles TORQUATO, Geicy dos Reis |
| Advisor: | GRACIANO, Matheus Pereira |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | Endomarketing |
| Issue Date: | 2023 |
| Publisher: | 059 |
| Citation: | ROBERTO, Alysson Willian Telles; TORQUATO, Geicy dos Reis. Endomarketing: aplicação para motivar os colaboradores, 2023.Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima, Casa Branca, 2023 |
| Abstract: | O presente artigo descreve sobre a aplicação do endomarketing na questão da motivação
dos colaboradores em um ambiente organizacional. Devido à alta concorrência no mundo
corporativo, as empresas têm investido em diferentes formas de manter seus colaboradores
engajados e muitas organizações já perceberam que para alcançar o cliente externo,
primeiro é indispensável que se alcance o cliente interno. Diante disso, o artigo busca
examinar a eficácia da aplicação do endomarketing. Para tal, busca compreender a
motivação dentro da empresa, analisando as suas diferentes formas de ser manifestada
nos colaboradores. Bem como analisar o endomarketing nos recursos humanos, seus
instrumentos de aplicação e relação com o capital humano da organização. Para
organização deste estudo fez-se uma pesquisa Bibliográfica e Documental de Cunho
Descritivo e de Corte Qualitativo. Constatou-se que a aplicação do endomarketing é um
investimento certamente benéfico, pois influencia diretamente na motivação dos
colaboradores fazendo-os se sentir mais acolhidos e reconhecidos dentro da empresa que
se mostra aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer. ABSTRACT: This article describes the application of endomarketing in the issue of employee motivation in an organizational environment. Due to the high competition in the corporate world, companies have invested in different ways to keep their employees engaged and many organizations have realized that to reach the external customer, it is essential to reach the internal customer first. In view of this, the article seeks to examine the effectiveness of the application of endomarketing. To this end, it seeks to understand motivation within the company, analyzing its different ways of being manifested in employees. As well as analyzing endomarketing in human resources, its application instruments and relationship with the organization's human capital. For the organization of this study, a Bibliographic and Documentary research of Imprint was carried out. Descriptive and Qualitative Cut. It was found that the application of endomarketing is a certainly beneficial investment, as it directly influences the motivation of employees, making them feel more welcomed and recognized within the company, which is open to the ideas and improvements that employees have to offer. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37722 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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