Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37654
Title: Adaptação e mapeamento de um sistema de injeção HIS em substituição ao original EEC-IV
Other Titles: Adaptation and mapping of an HIS injection system to replace the original EEC-IV
Authors: LANA, Fabio Pires
RIBEIRO, Lucio Fernando de Falchi
Advisor: KITANI, Edson Caoru
Other contributor: KITANI, Edson Caoru
FRÓES, Marco Aurélio
TORRES, Weslley Medeiros
type of document: Monografia
Keywords: Eletrônica (aplicações industriais);Engenharia automotiva;Tecnologia;Motores de combustão interna;Veículos
Issue Date: 17-Jul-2020
Publisher: 160
Citation: LANA, Fabio Pires; RIBEIRO, Lucio Fernando de Falchi. Adaptação e mapeamento de um sistema de injeção HIS em substituição ao original EEC-IV. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2020. 59 f. il.
Abstract: RESUMO O sistema de controle eletrônico do motor a combustão interna de ignição por centelha tem como função gerenciar a atuação dos atuadores do motor de maneira eficaz a fim de manter o motor em um regime de funcionamento onde ele atenda as demandas do motorista e mantenha características de consumo e emissões. A unidade de gerenciamento do motor EEC-IV foi desenvolvida pela empresa Ford Motor Company na década de 80 para equipar seus veículos a fim de estes atenderem as legislações de emissões vigentes, esta mesma unidade equipa o veículo Volkswagen Gol 95 que é utilizado como veículo didático na instituição de ensino FATEC Santo André. Porém, a EEC-IV não permite a calibração dos seus parâmetros de funcionamento, sendo assim necessária a adaptação de um modulo de gerenciamento HIS modelo PW6X no veículo para que se possa calibrar os parâmetros do veículo. O presente trabalho propõe a esta adaptação. ABSTRACT The electronic management of the spark ignition engine has the function of manage the control of the actuators of the engine effectively to keep the engine in the work condition where the driver’s request is fulfilled and the emission and consumption characteristics are kept. The engine control unity EEC-IV was developed by Ford Motor Company in the eighties to equip their vehicle to comply the emission legislation, that unity equips the vehicle Volkswagen Gol 95 which is used in the class in the educational institution FATEC Santo André. However, the EEC-IV not allows the adjustment of your parameters, because of that it is necessary to adapt de engine control unity HIS PW6X in the vehicle to be able to adjust the parameters of the vehicle. The present work proposes that adaptation.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37654
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.