Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37635
Title: Uma análise sobre as estratégias de mix de marketing empreendidas pela empresa Mcdonald’s.
Other Titles: An analysis of the marketing mix strategies undertaken by McDonald’s.
Authors: SANTIAGO, Deives Ademir
DOMINGOS, Thalia Gomes da Silva
Advisor: CARRINO, Adauto Luiz
type of document: Artigo Científico
Keywords: Marketing estratégico;Franquia;Covid-19
Issue Date: 2024
Publisher: 288
Citation: SANTIAGO, Deives Ademir; DOMINGOS, Thalia Gomes da Silva Uma análise sobre as estratégias de mix de marketing empreendidas pela empresa Mcdonald’s. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2024.
Abstract: O objetivo deste estudo é analisar as estratégias de mix de marketing empregadas na empresa McDonald’s, durante os anos de 2018 a 2024, como estudo de caso, sob o ponto de vista da integração eficaz das ações de produto, preço, praça e promoção para fortalecer e expandir a sua presença global e estabelecer a marca como referência na indústria de fast food em todos os continentes. De tal forma, a metodologia baseia-se na revisão de literatura e análise de dados secundários, por meio de refe rencial teórico unificado a autores renomados na área estudada. O estudo destaca a importância da adaptação e inovação contínua para atender às necessidades dos consumidores, especialmente durante a pandemia de covid-19. As estratégias de marketing do McDonald’s, incluindo a di versificação de produtos, preços competitivos, localizações estratégicas e campanhas promocionais eficazes, são fundamentais para seu sucesso contínuo. Assim, capacidade da empresa de ajustar-se rapidamente às mudanças do mercado e manter um foco centrado no cliente demonstra um compromisso inabalável com a excelência operacional e a satisfação do consumidor.
This study analyzes McDonald’s marketing mix strategies, focusing on the years 2018 to 2024. The objective is to understand how the company uses the 4Ps of marketing – Product, Price, Place and Promotion – to streng - then its global presence and establish itself as a leader in the fast-food sector. The metho dology is based on literature review and secondary data analysis. The study highlights the importance of continuous adaptation and innovation to meet consumer needs, especially during the COVID-19 pandemic. McDonald’s marketing strategies, including product diver sification, competitive pricing, strategic locations and effective promotional campaigns, are critical to its continued success. The company’s ability to quickly adjust to market changes and maintain a customer-centric focus demons
Description: Publicado no livro Administração & Gestão: um olhar para o futuro organizacional, 978-65-5379-616-4. Referência: SANTIAGO, Deives Ademir; DOMINGOS, Thalia Gomes da Silva; CARRINO, Adauto Luiz. Uma análise sobre as estratégias de mix de marketing empreendidas pela empresa Mcdonald’s. IN: AMORIM, Carolina Belli; COSSO, Esther. Administração & Gestão: um olhar para o futuro organizacional. V. 9. - Ponta Grossa: Aya, 2024. Disponível em: https://ayaeditora.com.br/livros/L730.pdf. Acesso em: 22 out. 2025.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37635
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaocomercial_2024_02_deivesademirsantiago_umaanalisesobreasestrategiasdemix.pdf
  Restricted Access
4.63 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.