Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37630
Title: Comunicação interna e governança corporativa: como a natura utiliza o esg para impactar percepções digital.
Other Titles: Internal communication and corporate governance: how natura uses esg to impact perceptions.
Authors: OLIVEIRA, Mikaelli Ferreira de
FRUTUOSO, Thainá Lopes
Advisor: CARRINO, Adauto Luiz
type of document: Artigo Científico
Keywords: Sustentabilidade;Inovação;Governança;Responsabilidade social corporativa
Issue Date: 2024
Publisher: 288
Citation: OLIVEIRA, Mikaelli Ferreira de; FRUTUOSO, Thainá Lopes Comunicação interna e governança corporativa: como a natura utiliza o esg para impactar percepções digital. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2024.
Abstract: Para a idealização deste estudo foi elaborada uma pesquisa sobre como a empresa brasileira Natura Cosméticos S.A desenvolveu o Environmental, Social and Governance (ESG) em seus produtos e manteve a sua gover nança corporativa. Este estudo tem como problematização analisar quais são os impactos positivos e negativos que a comunicação interna voltada para o ESG na empresa Natura, pode resultar na sua estrutura organiza cional, de forma que ela consiga se alinhar com as diretrizes da Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em relação com as expectativas do mercado atual. O objetivo corresponde a identificar como a comunica ção interna sobre o ESG pode influenciar a percepção externa da empre sa, perante seus stakeholders, clientes e investidores, de forma que os mesmos estejam alinhados com este modelo de mercado. Como percurso metodológico utilizamos revisões bibliográficas e análise do Instagram da empresa Natura compreendendo a sua atuação na reutilização e renova ção dos produtos, de forma que seus clientes façam parte desta cadeia de produção e reutilização. Dessa forma, a Natura utiliza de questões sobre o ESG para diferenciação de mercado, consolidando a sua marca com produtos reutilizáveis e criando inter-relações com seus stakeholders, e transmitindo o valor do seu produto pelos canais de comunicação de re des sociais com seus clientes, e alinhando a sua comunicação interna com seus colaboradores. O estudo apresentado é uma contribuição para a área comercial, evidenciando como o ESG é importante, nas esferas mercadológicas e como ele atribui um grande valor na produtividade, go vernança e estratégia do negócio
For the idealization of this study, a research was developed on how the Brazilian company Natura Cosméticos S.A developed the Environmental, Social and Governance (ESG ) in its products and maintained its corporate governance. This study has as roblematization to analyze what are the positive and negative impacts that internal communication focused on ESG in the company Natura, can result in its organizational structure, so that it can align with the Sustainable Development Goals (SDG) guidelines in relation to current market ex pectations. The objective is to identify how internal communication about ESG can influence the external perception of the company, before its stakeholders, customers and investors, so that they are aligned with this market model. As a methodological path we use bibliogra phic reviews and Instagram analysis of the company Natura understanding its performance in the reuse and renewal of products, so that its customers are part of this production chain and reuse. Thus, Natura benefits from ESG issues for market differentiation, consolidating its brand with reusable products and creating inter-relationships with its stakeholders, and transmitting the value of your product through social media channels with your customers, and aligning your internal communication with your employees. The study presented is a contribution to the commercial area, showing how ESG is important in the market spheres and how it assigns great value in productivity, governance and business strategy.
Description: Publicado no livro Administração & Gestão: um olhar para o futuro organizacional 09, ISBN 978-65-5379-616-4. Referência: OLIVEIRA, Mikaelli Ferreira de; FRUTUOSO, Thainá Lopes; CARRINO, Adauto Luiz. Comunicação interna e governança corporativa: como a natura utiliza o esg para impactar percepções digital. IN: AMORIM, Carolina Belli; COSSO, Esther (Orgs.). Administração & Gestão: um olhar para o futuro organizacional. V. 09. Ponta Grossa: Aya, 2024. P. 260-274. Disponível em: https://ayaeditora.com.br/livros/L730.pdf. Acesso em: 21 out. 2025.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37630
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaocomercial_2024_02_mikaelliferreiradeoliveira_comunicacaointernaegovernancacorporativa.pdf
  Restricted Access
678.2 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.