Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/375
Título: Aplicação de quitosana em roupas cirúrgicas para pets
Título(s) alternativo(s): Application of chitosan in surgical clothing for pets
Autor(es): SERIGATI, Natália Aparecida do Nascimento
BALAN, Doralice de Souza Luro
Orientador(es): PEREIRA, Maria Adelina
Outro(s) contribuidor(es): MONTEIRO, Edison Valentim
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Tecidos técnicos;Química têxtil
Data do documento: 24-Jun-2016
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SERIGATI, Natalia Aparecida do Nascimento; SILVA, Thamiris Carlos da. Aplicação de quitosana em roupas cirúrgicas para pets, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016
Resumo: Atualmente, o mercado dos têxteis técnicos ocupa um lugar muito importante no cenário têxtil mundial junto com o desafio de criar produtos inovadores, sustentáveis e tecnológicos. A quitosana é obtida a partir de uma desacetilação da quitina, um polissacarídeo encontrado em organismos de insetos e crustáceos, principalmente nas cascas de camarão e carapaças de caranguejo. São insolúveis em agua, sendo a quitosana solúvel em soluções com ácidos orgânicos e inorgânicos, como o ácido acético. Sua utilização ocorre na produção de cosméticos, medicamentos, no tratamento de agua, produtos farmacêuticos, aditivos alimentícios e membranas semipermeáveis. Tendo importantes características, tais como a biocompatibilidade, biodegradabilidade, não toxicidade, além de estar sendo estudada quanto à sua capacidade de acelerar a cicatrização, é considerada um agente hemostático e vem sendo testada na terapia de lesões de difícil cicatrização como as dos pacientes diabéticos. Este trabalho tem como pretensão estudar formas de aplicações da quitosana em tecidos de algodão para a fabricação de roupas cirúrgicas, a fim de acelerar e auxiliar na cicatrização de ferimentos e castração de animais domésticos. Foram realizados alguns testes com soluções aquosas, com diferentes receitas, temperaturas e tempo de agitação, impregnada no tecido com o método de foulardagem para obtenção de resultados quanto a presença da quitosana no tecido sendo que estes podem ser favoráveis ou não.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/375
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20161S_SERIGATINataliaaparecidadoNascimentoSILVAThamirisCarlosda_CD2620.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.