Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37554
Title: Epidemia do narcisismo: o impacto das redes sociais no comportamento das pessoas
Authors: SOUZA, Gabriela dos Santos de
SILVA, Lucas Ruiz da
ANDRADE, Taina Bárbara Pimentel de
Advisor: ARAUJO, Eduardo Luis Moraes Romeiro de
type of document: Artigo Científico
Keywords: Redes sociais;Comportamento;Autoestima;Saúde mental
Issue Date: 10-Jun-2025
Publisher: 117
Citation: SOUZA, Gabriela dos Santos; SILVA, Lucas Ruiz da; ANDRADE, Taina Bárbara Pimentel de. Epidemia do narcisismo: o impacto das redes sociais no comportamento das pessoas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Recursos Humanos). Etec Prof. Dr. José Dagnoni, Santa Bárbara d'Oeste, 2025.
Abstract: O presente estudo visa analisar o fenômeno crescente do narcisismo na sociedade contemporânea, com ênfase no impacto das redes sociais no comportamento das pessoas. A pesquisa parte da premissa de que o uso excessivo e inadequado das plataformas digitais tem intensificado características narcisistas, como a busca constante por validação, exposição excessiva e a superficialidade nas interações sociais. O estudo analisa teorias que explicam o narcisismo e examina dados sobre o aumento desses comportamentos em usuários de redes sociais como Instagram, Facebook. Além desses fatores é avaliado as consequências desse fenômeno, incluindo o declínio da autoestima, o aumento da ansiedade social e o enfraquecimento das relações interpessoais. A metodologia adotada inclui uma revisão bibliográfica e a aplicação de questionários para jovens e adultos para analisar a percepção dos usuários sobre sua relação com as redes sociais e o impacto em suas vidas. Conclui-se que o uso consciente e equilibrado dessas plataformas é fundamental para mitigar os efeitos negativos no comportamento e na saúde mental.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37554
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.