Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37481
Título: Os desafios e estratégias do TDAH nos anos inicias do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): ADHD challenges and strategies in the early years of elementary school
Autor(es): BENETERO, Gabriela Cristina de Oliveira
SILVA, Mariana Santos da
Orientador(es): SOUZA, Denise Aparecida de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade;Educação inclusiva;Ensino fundamental;Ensino e aprendizagem
Data do documento: 26-Jun-2025
Editor: 207
Referência Bibliográfica: BENETERO, Gabriela Cristina de Oliveira; SILVA, Mariana Santos da. Os desafios e estratégias do TDAH nos anos inicias do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Farmácia) - Escola Técnica Estadual Professor Adhemar Batista Heméritas, São Paulo, 2025.
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos principais desafios enfrentados por professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este artigo discute as dificuldades encontradas por educadores ao lidar com alunos diagnosticados com TDAH, considerando as limitações comportamentais e cognitivas características do transtorno. A partir de uma reflexão teórica, são apontadas estratégias pedagógicas que favorecem a aprendizagem e o convívio em sala de aula, com base em autores renomados da área. O texto destaca a importância da formação continuada dos professores, do apoio interdisciplinar e da parceria com as famílias como pilares para uma prática educacional mais inclusiva e eficaz.
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is one of the main challenges faced by teachers in the early years of elementary school. This article discusses the difficulties encountered by educators when working with students diagnosed with ADHD, considering the behavioral and cognitive limitations characteristic of the disorder. Based on theoretical reflection, pedagogical strategies that support learning and classroom coexistence are presented, supported by renowned authors in the field. The text highlights the importance of continuous teacher training, interdisciplinary support, and family partnership as pillars for a more inclusive and effective educational practice.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37481
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.