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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37463| Title: | Sistema de desligamento automático do motor manual: engine stop system (ESS) |
| Other Titles: | Manual engine auto-shutdown system: engine stop system (ESS) |
| Authors: | BARBOSA, Francisco Erinelton Ferreira DELMONDES, Gabriel Gomes SILVA, Robson Mota da |
| Advisor: | SALVO JUNIOR, Orlando de |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Mecânica automobilística;Engenharia mecânica;Engenharia automotiva;Tecnologia;Veículos;Controle automático;Sistemas elétricos |
| Issue Date: | 16-Dec-2022 |
| Publisher: | 160 |
| Citation: | BARBOSA, Francisco Erinelton Ferreira; DELMONDES, Gabriel Gomes; SILVA, Robson Mota da. Sistema de desligamento automático do motor manual: engine stop system (ESS). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2022. 55 f. il. |
| Abstract: | RESUMO O sistema de desligamento manual do motor durante determinados intervalos de parada visa reduzir desperdício energético de modo a economizar combustível, além de causar impacto positivo nos índices de emissões de poluentes. O objetivo deste trabalho é comparar através da análise de estudos, e cálculos e com auxílio de métodos práticos a eficiência e consumo de combustível de um veículo com sistema de desligamento do motor durante uma parada em relação a um veículo convencional. Aliado aos testes práticos utilizamos ferramentas de leitura usadas para obter informações da Engine Control Unit – Unidade de Controle do Motor ECU e instrumentos eletrônicos de medição como métodos de análise, além dessas ferramentas utilizamos como auxílio o cálculo de demanda energética durante funcionamento do motor Vehicle Specific Power (VSP) desenvolvido pelo instituto de tecnologia de Massachusetts (MIT). A avaliação do consumo foi com base nos dados da unidade de controle central do motor ECU, que fornece parâmetros de medição do volume e com auxílio de dispositivos de diagnóstico em conjunto com dados coletados do ensaio o que possibilitou que chegássemos a um percentual de aproximadamente de 34,6 % em comparação ao veículo convencional em relação ao consumo. Para efeitos de comparação foi realizada uma análise com base nesses dados a respeito da vida útil do motor novamente por meio de um comparativo entre esses dois tipos de motores sendo um com sistema ESS e o outro motores que não possuem este sistema, houve uma preservação do motor de 67,47% em relação a um tempo de vida do motor de um veículo sem o sistema, considerando o ciclo usado neste estudo. ABSTRACT The manual engine shutdown system during certain stop intervals aims to reduce energy waste in order to save fuel, in addition to having a positive impact on pollutant emission rates. The objective of this work is to compare, through the analysis of studies, calculations and with the help of practical methods, the efficiency and fuel consumption of a vehicle with an engine shutdown system during a stop in relation to a conventional vehicle. Allied to the practical tests we used reading tools used to obtain information from the Engine Control Unit (ECU) and electronic measuring instruments as analysis methods. Besides these tools we used as an aid the calculation of energy demand during operation of the Vehicle Specific Power (VSP) engine developed by the Massachusetts Institute of Technology (MIT). The evaluation of consumption was based on data from the engine's central control unit ECU, which provides volume measurement parameters and with the aid of diagnostic devices in conjunction with data collected from the test, which enabled us to arrive at a percentage of approximately 34.6 % in comparison to the conventional vehicle in relation to consumption. For comparison purposes, an analysis was performed based on this data regarding the useful life of the engine again by means of a comparison between these two types of engines, one with the ESS system and the other engines that do not have this system, there was a preservation of the engine of 67.47% in relation to an engine life of a vehicle without the system, considering the cycle used in this study. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37463 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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