Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37460| Title: | Inteligência artificial aplicada à educação a distância |
| Other Titles: | Artificial intelligence applied to distance education |
| Authors: | FERNANDES, Vinícius Dias |
| Advisor: | PUGLIESI, Jaqueline Brigladori |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Inteligência artificial |
| Issue Date: | 5-Jun-2015 |
| Publisher: | 109 |
| Citation: | FERNANDES, Vinícius Dias. Inteligência artificial aplicada à educação a distância, 2015.Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Analise de Desenvolvimento de Sistemas), 2015. |
| Abstract: | Este Trabalho de Graduação propõe um novo modelo de Educação a
Distância, utilizando-se de recursos dispostos pela Inteligência Artificial, tendo como
foco o uso dos Sistemas Inteligentes e como objetivo o aumento da produtividade do
aluno e da visibilidade de sua individualidade, assim como agregar o uso de uma
ferramenta que além de disponibilizar as informações ministradas, possibilite
monitoramento sobre seu aprendizado. Por meio deste trabalho será possível propor
um modelo de sistema inteligente que seja capaz de trazer uma melhor
interatividade com o professor e consequentemente um melhor aproveitamento de
suas habilidades e conhecimentos a fim de usufruir de seu potencial. Dada a
estratégia de ensino, é intuito também apresentar o sistema como complemento e
como facilitador de todo o processo de EaD, sua arquitetura e modelagem para que
seja possível um desenvolvimento futuro. O trabalho abrange a utilização da atual
metodologia de EaD, assim como seu início e evolução dentro do ambiente
educacional e as novas metodologias de ensino, onde a interação orientadororientado
se torna cada vez mais aplicada ao uso de recursos para melhoria de
desempenho acadêmico, reduzindo o grau de dependência entre os atores
envolvidos no processo de ensino, desencadeando um desenvolvimento e
aprendizagem automáticos. Com o tempo, o sistema aplicado à nova metodologia
de ensino tende a crescer e se popularizar, gerando uma maior base de
conhecimento, armazenando e analisando informações a respeito do processo de
ensino como um todo, e assim se tornando capaz de gerar novas regras dentro da
metodologia e detectando os diferentes níveis de dificuldade de aprendizado,
possibilitando tanto uma maior análise e recolhimento de dados quanto ao orientador
um auxílio direto nos pontos críticos de dificuldade identificados pelo sistema. This Graduation paper proposes a new distance learning model, using resources prepared by the Artificial Intelligence, focusing on the use of Intelligent Systems and aimed at increasing student productivity and visibility of their individuality, as well as aggregate the use of a tool that in addition to providing the information given, enables monitoring of their learning. Through this study it will be possible to propose a software profile that is able to bring a better interaction with the teacher and consequently a better use of their skills and knowledge in order to take advantage of their potential. Given the teaching strategy, it is also intended to bring the software to complement and facilitate the process of distance learning. The paper covers the use of the current methodology of distance learning, as well as its beginning and evolution within our educational environment, and new teaching methodologies, where the advisor-oriented interaction becomes increasingly applied to the use of resources for improvement academic performance, reducing the degree of dependence between the people involved in the teaching process, triggering an automatic teaching-learning process. Over time, the system applied to the new teaching methodology tends to grow and to generate increasingly greater knowledge base, storing and analyzing information about the teaching process as a whole, and thus becoming able to generate new rules within the methodology and detecting the different levels of learning difficulties, enabling much greater analysis and collection of data on the guiding direct assistance at critical points of difficulty identified by the system. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37460 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TG v12 150701 - Sugestão Ajustada [Preto].pdf Restricted Access | 3.26 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.