Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37460
Title: Inteligência artificial aplicada à educação a distância
Other Titles: Artificial intelligence applied to distance education
Authors: FERNANDES, Vinícius Dias
Advisor: PUGLIESI, Jaqueline Brigladori
type of document: Monografia
Keywords: Inteligência artificial
Issue Date: 5-Jun-2015
Publisher: 109
Citation: FERNANDES, Vinícius Dias. Inteligência artificial aplicada à educação a distância, 2015.Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Analise de Desenvolvimento de Sistemas), 2015.
Abstract: Este Trabalho de Graduação propõe um novo modelo de Educação a Distância, utilizando-se de recursos dispostos pela Inteligência Artificial, tendo como foco o uso dos Sistemas Inteligentes e como objetivo o aumento da produtividade do aluno e da visibilidade de sua individualidade, assim como agregar o uso de uma ferramenta que além de disponibilizar as informações ministradas, possibilite monitoramento sobre seu aprendizado. Por meio deste trabalho será possível propor um modelo de sistema inteligente que seja capaz de trazer uma melhor interatividade com o professor e consequentemente um melhor aproveitamento de suas habilidades e conhecimentos a fim de usufruir de seu potencial. Dada a estratégia de ensino, é intuito também apresentar o sistema como complemento e como facilitador de todo o processo de EaD, sua arquitetura e modelagem para que seja possível um desenvolvimento futuro. O trabalho abrange a utilização da atual metodologia de EaD, assim como seu início e evolução dentro do ambiente educacional e as novas metodologias de ensino, onde a interação orientadororientado se torna cada vez mais aplicada ao uso de recursos para melhoria de desempenho acadêmico, reduzindo o grau de dependência entre os atores envolvidos no processo de ensino, desencadeando um desenvolvimento e aprendizagem automáticos. Com o tempo, o sistema aplicado à nova metodologia de ensino tende a crescer e se popularizar, gerando uma maior base de conhecimento, armazenando e analisando informações a respeito do processo de ensino como um todo, e assim se tornando capaz de gerar novas regras dentro da metodologia e detectando os diferentes níveis de dificuldade de aprendizado, possibilitando tanto uma maior análise e recolhimento de dados quanto ao orientador um auxílio direto nos pontos críticos de dificuldade identificados pelo sistema.
This Graduation paper proposes a new distance learning model, using resources prepared by the Artificial Intelligence, focusing on the use of Intelligent Systems and aimed at increasing student productivity and visibility of their individuality, as well as aggregate the use of a tool that in addition to providing the information given, enables monitoring of their learning. Through this study it will be possible to propose a software profile that is able to bring a better interaction with the teacher and consequently a better use of their skills and knowledge in order to take advantage of their potential. Given the teaching strategy, it is also intended to bring the software to complement and facilitate the process of distance learning. The paper covers the use of the current methodology of distance learning, as well as its beginning and evolution within our educational environment, and new teaching methodologies, where the advisor-oriented interaction becomes increasingly applied to the use of resources for improvement academic performance, reducing the degree of dependence between the people involved in the teaching process, triggering an automatic teaching-learning process. Over time, the system applied to the new teaching methodology tends to grow and to generate increasingly greater knowledge base, storing and analyzing information about the teaching process as a whole, and thus becoming able to generate new rules within the methodology and detecting the different levels of learning difficulties, enabling much greater analysis and collection of data on the guiding direct assistance at critical points of difficulty identified by the system.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37460
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG v12 150701 - Sugestão Ajustada [Preto].pdf
  Restricted Access
3.26 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.