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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37382| Title: | Modificação do sistema de admissão de um motor naturalmente aspirado para sobrealimentado |
| Other Titles: | Modification of the intake system of a naturally aspirated engine to a supercharged one |
| Authors: | MOURA, Anderson Silva Cardoso SILVA, Carlos Eduardo Aldana LIMA, Patrick Yuri da Silva |
| Advisor: | FRÓES, Marco Aurélio |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Mecânica automobilística;Engenharia automotiva;Tecnologia;Motores de combustão interna;Veículos;Manutenção |
| Issue Date: | 19-Jul-2023 |
| Publisher: | 160 |
| Citation: | MOURA, Anderson Silva Cardoso; SILVA, Carlos Eduardo Aldana; LIMA, Patrick Yuri da Silva. Modificação do sistema de admissão de um motor naturalmente aspirado para sobrealimentado. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2023. 60 f. il. |
| Abstract: | RESUMO Esse trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho do veículo Honda Civic LXL 1.7 16V VTEC, câmbio manual, com bloco original do motor naturalmente aspirado para alimentação por turbocompressor, com auxílio do equipamento dinamômetro e softwares. Para melhora a eficiência do motor foi usado o turbo compressor pois esse motor aspirado sofre retomadas e partidas em aclive exigindo que o motor trabalhe em regime de alta rotação aumentando o consumo de combustível. Sendo assim e possível ter um desempenho melhor de torque e potência com baixo custo e consumo de combustível. Durante a construção do projeto, foi realizado testes utilizando equipamentos como dinamômetro e softwares para analisar e comparar o desempenho do motor aspirado e o motor sobrealimentado por turbocompressor. Com isso foi possível estabelecer que o turbo compressor bem taxado e com a manutenção em dia não diminui a vida útil do motor. ABSTRACT This project aims to evaluate the performance of the Honda Civic LXL 1.7 16V VTEC vehicle, manual transmission, with the original naturally aspirated engine block for turbocharging, with the aid of dynamometer equipment and software. The turbo compressor was used to improve the engine's efficiency because this naturally aspirated engine suffers hill starts and restarts, requiring the engine to work at high rpm, increasing fuel consumption. This way it is possible to have a better performance of torque and power with low cost and fuel consumption. During the project's construction, tests were performed using equipment such as dynamometer and software to analyze and compare the performance of the aspirated engine and the turbocharged engine. With this it was possible to establish that a well-taxed and well maintained turbo compressor does not decrease the engine's useful life. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37382 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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