Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37285| Title: | Sustentabilidade na etec: propostas e desafios |
| Authors: | SILVA, Daiane de Souza Soares SOUZA, Fabíola Cristielle Bellafronte de PASSOS, Guilherme Magalhães Passos BARBUIO, Isabela dos Reis |
| Advisor: | DE CARLI, André Augusto |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Sustentabilidade;Gestão de resíduos |
| Issue Date: | 2-Jul-2025 |
| Publisher: | 110 |
| Citation: | SILVA, Daiane de Souza Soares, SOUZA, Fabiola Cristielle Bellafronte de Souza, PASSOS, Guilherme Magalhães, BARBUIO, Isabela dos Reis. Sustentabilidade na Etec: propostas e desafios, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) -- Etec Deputado Salim Sedeh, Leme, 2025. |
| Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco a análise e a promoção
da sustentabilidade na ETEC Deputado Salim Sedeh, localizada em Leme – SP. A
pesquisa buscou compreender como as práticas sustentáveis estão inseridas na
rotina da escola e quais os desafios enfrentados para sua efetiva implementação. A
partir de entrevistas com a gestão escolar, aplicação de questionários com alunos e
observações no ambiente escolar, foi possível identificar fragilidades como a ausência
de coleta seletiva eficiente, o desperdício de água e energia, além da falta de
engajamento coletivo. Com base nos dados obtidos, o grupo propôs ações concretas,
como a reutilização da água proveniente de aparelhos de ar-condicionado, instalação
de lixeiras seletivas, incentivo à compostagem, venda de recicláveis como meio de
geração de receita e maior inserção da educação ambiental no currículo de forma
interdisciplinar. O trabalho reforça o papel da escola como agente formador de
cidadãos conscientes, propondo que, por meio da educação e do exemplo, é possível
cultivar hábitos sustentáveis e contribuir para a preservação do meio ambiente. A
conclusão destaca que pequenas mudanças, quando feitas de forma coletiva e
planejada, podem gerar impactos significativos para a construção de uma cultura
sustentável no ambiente escolar. This Final Course Project focuses on analyzing and promoting sustainability at ETEC Deputado Salim Sedeh, located in Leme, São Paulo. The research aimed to understand how sustainable practices are currently integrated into the school’s routine and to identify the main challenges faced in their implementation. Through interviews with school management, questionnaires applied to students, and on-site observations, the study revealed issues such as the lack of effective waste sorting, water and energy waste, and limited community engagement. Based on these findings, the group proposed concrete actions, including the reuse of water from air conditioning units, the installation of recycling bins, the promotion of composting, the sale of recyclables as a source of income, and the integration of environmental education into the school curriculum through interdisciplinary approaches. The project highlights the school’s role in shaping environmentally conscious citizens and demonstrates that, through education and example, it is possible to foster sustainable habits and contribute to environmental preservation. The conclusion emphasizes that small, collective, and well-planned actions can lead to significant impacts in building a sustainable culture within the school environment. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37285 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| administracao_2025_1_daiane_de_souza_soares_silva_sustentabilidade_na_etec.pdf.pdf | 954.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.