Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37285
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDE CARLI, André Augusto-
dc.contributor.authorSILVA, Daiane de Souza Soares-
dc.contributor.authorSOUZA, Fabíola Cristielle Bellafronte de-
dc.contributor.authorPASSOS, Guilherme Magalhães Passos-
dc.contributor.authorBARBUIO, Isabela dos Reis-
dc.date.accessioned2025-10-24T12:59:21Z-
dc.date.available2025-10-24T12:59:21Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.citationSILVA, Daiane de Souza Soares, SOUZA, Fabiola Cristielle Bellafronte de Souza, PASSOS, Guilherme Magalhães, BARBUIO, Isabela dos Reis. Sustentabilidade na Etec: propostas e desafios, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) -- Etec Deputado Salim Sedeh, Leme, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37285-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco a análise e a promoção da sustentabilidade na ETEC Deputado Salim Sedeh, localizada em Leme – SP. A pesquisa buscou compreender como as práticas sustentáveis estão inseridas na rotina da escola e quais os desafios enfrentados para sua efetiva implementação. A partir de entrevistas com a gestão escolar, aplicação de questionários com alunos e observações no ambiente escolar, foi possível identificar fragilidades como a ausência de coleta seletiva eficiente, o desperdício de água e energia, além da falta de engajamento coletivo. Com base nos dados obtidos, o grupo propôs ações concretas, como a reutilização da água proveniente de aparelhos de ar-condicionado, instalação de lixeiras seletivas, incentivo à compostagem, venda de recicláveis como meio de geração de receita e maior inserção da educação ambiental no currículo de forma interdisciplinar. O trabalho reforça o papel da escola como agente formador de cidadãos conscientes, propondo que, por meio da educação e do exemplo, é possível cultivar hábitos sustentáveis e contribuir para a preservação do meio ambiente. A conclusão destaca que pequenas mudanças, quando feitas de forma coletiva e planejada, podem gerar impactos significativos para a construção de uma cultura sustentável no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis Final Course Project focuses on analyzing and promoting sustainability at ETEC Deputado Salim Sedeh, located in Leme, São Paulo. The research aimed to understand how sustainable practices are currently integrated into the school’s routine and to identify the main challenges faced in their implementation. Through interviews with school management, questionnaires applied to students, and on-site observations, the study revealed issues such as the lack of effective waste sorting, water and energy waste, and limited community engagement. Based on these findings, the group proposed concrete actions, including the reuse of water from air conditioning units, the installation of recycling bins, the promotion of composting, the sale of recyclables as a source of income, and the integration of environmental education into the school curriculum through interdisciplinary approaches. The project highlights the school’s role in shaping environmentally conscious citizens and demonstrates that, through education and example, it is possible to foster sustainable habits and contribute to environmental preservation. The conclusion emphasizes that small, collective, and well-planned actions can lead to significant impacts in building a sustainable culture within the school environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher110pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectGestão de resíduospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleSustentabilidade na etec: propostas e desafiospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2025_1_daiane_de_souza_soares_silva_sustentabilidade_na_etec.pdf.pdf954.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.