Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMUNHOZ, Michel Moron-
dc.contributor.authorSOUZA, Aline Vitória de-
dc.contributor.authorWATANABE, Kauã Nogueira-
dc.date.accessioned2025-10-23T17:16:00Z-
dc.date.available2025-10-23T17:16:00Z-
dc.date.issued2025-06-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Aline Vitória de; WATANABE, Kauã Nogueira. Aplicação de algoritmos na identificação de déficits de aprendizado em simulados de ITIL v2, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37182-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de simulado inteligente que utiliza algoritmos para correção automatizada e geração de feedback quantitativo ao usuário, com o objetivo de apoiar o processo de aprendizagem por repetição voltado ao conteúdo de Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, especialmente no contexto da certificação ITIL v2 em seu nível introdutório. O sistema busca auxiliar os estudantes na identificação de pontos de dificuldade, promovendo uma aprendizagem mais direcionada e eficaz. Conforme estudos de Schraw e Dennison (1994), que destacam a importância da metacognição no desempenho acadêmico, especialmente por meio de duas dimensões: o conhecimento da cognição (saber o que, como e quando aprender) e a regulação da cognição (planejamento, monitoramento e avaliação das estratégias de aprendizagem). Ao fornecer ao estudante informações detalhadas sobre seu desempenho e indicar áreas específicas para estudo, o sistema incentiva o monitoramento contínuo da própria aprendizagem e a reflexão sobre os erros cometidos, aspectos centrais da autorregulação metacognitiva. Dessa forma, o simulado inteligente atua não apenas como uma ferramenta avaliativa, mas como um instrumento de apoio pedagógico que estimula o desenvolvimento da consciência metacognitiva, essencial para a autonomia e o sucesso do estudante. Em seu desenvolvimento, foram utilizados a linguagem de programação Python e o banco de dados SQLite, sendo disponibilizado como uma plataforma web de fácil acesso, permitindo que os usuários possam realizar os simulados e acompanhar sua evolução de forma interativa e contínuapt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes the development of an intelligent simulation system that uses algorithms for automated correction and the generation of quantitative feedback to the user, with the aim of supporting the process of learning by repetition in relation to the content of Information Technology Management and Governance, especially in the context of ITIL v2 certification at its introductory level. The system aims to help students identify points of difficulty, promoting more targeted and effective learning. According to studies by Schraw and Dennison (1994), who highlight the importance of metacognition in academic performance, especially through two dimensions: cognition knowledge (knowing what, how and when to learn) and cognition regulation (planning, monitoring and evaluating learning strategies). By providing students with detailed information on their performance and indicating specific areas for study, the system encourages continuous monitoring of their own learning and reflection on mistakes made, which are central aspects of metacognitive self-regulation. In this way, the intelligent quiz acts not just as an assessment tool, but as a pedagogical support instrument that encourages the development of metacognitive awareness, which is essential for student autonomy and success. The Python programming language and the SQLite database were used in its development. It is available as an easily accessible web platform, allowing users to carry out simulations and monitor their progress in an interactive and continuous waypt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectSimulação de sistemaspt_BR
dc.subjectSistema de controlept_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleAplicação de algoritmos na identificação de déficits de aprendizado em simulados de ITIL v2pt_BR
dc.title.alternativeApplying algorithms to identify learning deficits in ITIL v2 simulationspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline V. Souza e Kauã N. Watanabe.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.