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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37092Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | SANTOS, Ricieri Ramos dos | - |
| dc.contributor.advisor | MAGALHÃES, Patrícia Campos | - |
| dc.contributor.author | ROSARIO, Maria Eduarda Barone do | - |
| dc.contributor.author | VIEIRA, Sara Vitória Ribeiro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T20:54:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-22T20:54:14Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| dc.identifier.citation | ROSARIO, Maria Eduarda Barone do; VIEIRA, Sara Vitória Ribeiro. Inclusão: o direito das pessoas do transtorno do espectro autista na educação. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Serviços Jurídicos Integrado ao Ensino Médio) – Etec João Gomes de Araújo, Pindamonhangaba, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37092 | - |
| dc.description | Projeto de pesquisa apresentado como requisito para obtenção do título de técnico em serviços jurídicos. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O estudo "Retratos do Autismo no Brasil em 2023", realizado pela Organização das Nações Unidas, revelou que 13,8% dos respondentes identificam-se como autistas, um índice significativamente superior à média global de 1%. Entre os participantes, 65% identificam-se como gênero feminino, com predominância na faixa etária de 25 a 34 anos (33%), desafiando a crença de que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é mais comum em homens. O presente trabalho investiga as legislações brasileiras voltadas à proteção de estudantes com TEA na prática escolar, com foco na inclusão educativa e nos direitos garantidos por lei. A metodologia inclui a revisão de legislações como a Constituição Federal de 1988, a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), a Lei Federal 12.764/12, o Decreto 8.368/14 e a Lei Estadual Nº 17.798/23 de São Paulo. A pesquisa revelou que essas leis asseguram o direito à matrícula em escolas regulares, com currículo adaptado e a presença de um acompanhante especializado, sem custos para as famílias. Além disso, garantem um ambiente escolar acessível, seguro e livre de discriminação. A formação continuada de professores é apontada como essencial para atender as necessidades desses alunos. Conclui-se que, para uma inclusão efetiva, é necessário que as legislações sejam implementadas adequadamente, com o envolvimento das famílias, da comunidade escolar e com a garantia de recursos apropriados, fortalecendo a colaboração entre o Estado e a sociedade. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Serviços Jurídicos | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 068 | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
| dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
| dc.title | Inclusão: o direito das pessoas do transtorno do espectro autista na educação | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
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|---|---|---|---|---|
| serviçosjuridicosintegradoaomedio_2024_2_mariaeduardabaronedorosario_inclusao.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
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