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Título: Uma reflexão sobre a qualidade do cuidado na da em Home Care
Título(s) alternativo(s): A reflection on the quality of care in Home Care
Autor(es): RODRIGUES, Ednéia
RAMOS, Giovanna Cristine Paim de Andrade
GONÇALVES, Juliana Aparecida Spanavero
RODRIGUES, Nilce Messias
PEREIRA, Thais Lopes
Orientador(es): SOUZA, Rebeca de Oliveira Moreira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Enfermagem;Enfermagem no lar;Cuidados domiciliares de saúde;Doença de alzheimer
Data do documento: 2-Dez-2024
Editor: 135
Referência Bibliográfica: RODRIGUES, Ednéia et. al. Uma reflexão sobre a qualidade do cuidado na da em Home Care. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2024.
Resumo: A longevidade crescente, impulsionada pela melhoria das condições de vida e da assistência médica, resultou em um aumento significativo da população idosa, trazendo uma maior prevalência de doenças associadas ao envelhecimento, como a doença de Alzheimer (DA). Estudos cientifico afirmam que intervenções apropriadas, iniciadas precocemente após o diagnóstico, são cruciais para aliviar os sintomas e retardar a progressão da doença, sendo essenciais para melhorar a qualidade de vida dos idosos acometidos, e isso torna efetivo quando os futuros profissionais do técnico de enfermagem conhecem os sinais e sintomas precoce, assim com as especificidades do cuidado para as fase. O objetivo: foi verificar se os alunos que cursam o Técnico de Enfermagem têm conhecimento para prover uma assistência de qualidade ao DA em todos os estágios. Metodologia: Abordagem Hipotético dedutivo e pesquisa exploratória, foram entrevistados 95 alunos. O resultado: evidenciou uma deficiência no conhecimento teórico-científico entre os discentes de enfermagem, o que impacta negativamente a qualidade do tratamento prestado, que preocupa, visto que a população brasileira vem envelhecendo e a DA é de uma incidência elevada nesta população.
Increasing longevity, driven by improved living conditions and medical care, has resulted in a significant growth of the elderly population, bringing a higher prevalence of age-related diseases such as Alzheimer's Disease (AD). Scientific studies affirm that appropriate interventions, initiated early after diagnosis, are crucial to alleviate symptoms and slow disease progression, being essential for improving the quality of life of affected elderly individuals. This becomes effective when future nursing technicians recognize early signs and symptoms, along with the specific care requirements for each stage. Objective: To verify whether Nursing Technician students possess the knowledge to provide quality assistance for AD across all stages. Methodology: A hypothetical-deductive approach and exploratory research were used, with 95 students interviewed. Results: The study revealed a deficiency in theoretical-scientific knowledge among nursing students, which negatively impacts the quality of treatment provided. This is concerning given the aging Brazilian population and the high incidence of AD among this demographic.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37081
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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