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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37080| Título: | Uma reflexão sobre a diferença de burnout e estresse na visão dos técnicos de enfermagem |
| Título(s) alternativo(s): | A reflection on the difference between burnout and stress from the perspective of nursing technicians |
| Autor(es): | GONÇALVES JUNIOR, David BITENCOURT, Emanuely Tofanelo Pardo SANTOS, Rosemeire Aparecida dos GANDOLFI, Giovana Romacho |
| Orientador(es): | SOUZA, Rebeca de Oliveira Moreira |
| Tipo documental: | Artigo Científico |
| Palavras-chave: | Enfermagem;Estresse profissional;Psicologia |
| Data do documento: | 2-Dez-2024 |
| Editor: | 135 |
| Referência Bibliográfica: | GONÇALVES JUNIOR, David et. al. Uma reflexão sobre a diferença de burnout e estresse na visão dos técnicos de enfermagem. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2024. |
| Resumo: | O estresse ocupacional vem sendo considerado um problema generalizado afetando os trabalhadores, a organização e a sociedade como um todo. O estresse é caracterizado por uma síndrome específica de fatos biológicos, apresentando-se como uma resposta inespecífica do corpo diante de exigências às quais está sendo submetido, manifestando-se de forma positiva (eustresse), que motiva e provoca a resposta adequada aos estímulos estressores, ou negativa (distresse), que intimida o indivíduo diante de situação ameaçadora, com predominância de emoções de ansiedade, medo, tristeza e raiva. A Síndrome de Burnout é um fenômeno psicossocial que surge como resposta aos estressores interpessoais crônicos presentes no trabalho.Objetivo: mensurar nível de conhecimento dos futuros técnicos de enfermagem sobre o conceito de Estresse e Burnout. Metodologia: Abordagem Hipotetético dedutivo e pesquisa exploratória, coleta de dados foi 30 alunos cursando o 1º, 18 alunos cursando o módulo 2º, 20 alunos cursando o 3º módulo e 21 alunos cursando o 4º modulam, totalizando, portanto, uma amostragem de 89 participantes.Resultados: Apenas 57% dos entrevistados associaram corretamente o Burnout a um desequilíbrio profissional, enquanto 59% reconheceram fatores como excesso de carga horária e falta de descanso como desencadeadores principais. Contudo, 73% apresentaram equívocos sobre o tratamento, acreditando que Estresse e Burnout poderiam ser geridos da mesma forma. Alunos dos módulos mais avançados apresentaram maior clareza conceitual, com até 95% de acerto em questões relacionadas a sintomas e diagnósticos. Conclusão: Os resultados gerais reforçam a necessidade de maior ênfase na educação sobre saúde ocupacional desde os primeiros módulos. Occupational stress has been considered a widespread problem affecting workers, organizations, and society as a whole. Stress is characterized by a specific syndrome of biological events, presenting as a nonspecific response of the body to demands placed upon it, manifesting in positive forms (eustress), which motivates and provokes an adequate response to stress stimuli, or negative forms (distress), which intimidates the individual in the face of a threatening situation, with a predominance of emotions such as anxiety, fear, sadness, and anger. Burnout Syndrome is a psychosocial phenomenon that arises as a response to chronic interpersonal stressors present in the workplace. Objective: To measure the level of knowledge of future nursing technicians regarding the concepts of Stress and Burnout. Methodology: Hypothetical-deductive approach and exploratory research. Data were collected from 30 students in the 1st module, 18 students in the 2nd module, 20 students in the 3rd module, and 21 students in the 4th module, totaling a sample of 89 participants. Results: Only 57% of the respondents correctly associated Burnout with a professional imbalance, while 59% recognized factors such as excessive workload and lack of rest as the main triggers. However, 73% showed misconceptions about treatment, believing that Stress and Burnout could be managed in the same way. Students in the more advanced modules demonstrated greater conceptual clarity, with up to 95% accuracy in questions related to symptoms and diagnoses. Conclusion: The overall results reinforce the need for greater emphasis on occupational health education from the earliest modules of the course. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37080 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| enfermagem_2024_2_davidgonçalvesjunior_reflexaosobreadiferencadeburnouteestressenavisaodostecnicosdeenfermagem.pdf | 392.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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