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Título: Comunicação não violenta nas relações interpessoais dos futuros profissionais de enfermagem
Título(s) alternativo(s): Nonviolent Communication in Interpersonal Relationships of Future Nursing Professionals
Autor(es): SILVA, Adriana Vilani da
MORGATTO, Claudia Gomes
MYAZATO, Eslayne Julia Oliveira
FREITAS, Niely Vieira da Silva
SILVA, Vitória Valentim da
Orientador(es): SOUZA, Rebeca de Oliveira Moreira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Enfermagem;Psicologia;Comunicação em enfermagem;Relações profissional-paciente
Data do documento: 2-Dez-2024
Editor: 135
Referência Bibliográfica: SILVA, Adriana Vilani da et. al. Comunicação não violenta nas relações interpessoais dos futuros profissionais de enfermagem. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2024.
Resumo: A pesquisa analisa como os estudantes de enfermagem escutam e se comunicam na escola, especialmente durante o estágio. Os dados foram coletados por meio de observações e mostram como os alunos percebem suas habilidades de escuta e comunicação no dia a dia, tanto na sala de aula quanto no cuidado ao paciente. Os resultados mostram uma grande diferença entre o que eles acreditam ser escuta compassiva e o que é praticado. A maioria dos estudantes usa frases evasivas ou muda de assunto ao falar com colegas, mostrando falta de escuta ativa e compreensão. Isso também aparece na comunicação técnica, onde os alunos preferem ser claros e diretos ao fazer procedimentos, mas têm dificuldade em ser mais empáticos, especialmente em situações que exigem sensibilidade, como em momentos que necessitam lidar uns com os outros. Os resultados destacam a importância de promover a comunicação não violenta, empática e ética na formação dos estudantes de enfermagem. A preferência pela comunicação técnica em vez da empatia pode prejudicar a qualidade do atendimento ao paciente. A pesquisa sugere que é essencial incluir práticas de escuta ativa e empatia nos currículos acadêmicos, preparando melhor os futuros profissionais de saúde para interações mais humanas e eficazes. Isso pode não só melhorar a formação dos alunos, mas também ter um impacto positivo na experiência dos pacientes na área da saúde.
The research examines how nursing students listen and communicate in the school environment, particularly during internships. Data collected through observations reveal how students perceive their daily listening and communication skills, both in the classroom and in patient care. The results demonstrate a significant gap between what they believe constitutes compassionate listening and what is actually practiced. Most students tend to use evasive phrases or change the subject when interacting with colleagues, indicating a lack of active listening and understanding. This pattern also emerges in technical communication, where students prefer clarity and directness during procedures but struggle to demonstrate empathy, particularly in situations requiring sensitivity, such as when dealing with one another. The findings underscore the importance of promoting nonviolent, empathetic, and ethical communication in nursing education. The preference for technical communication over empathy may compromise the quality of patient care. The study suggests that incorporating active listening and empathy practices into academic curricula is essential to better prepare future healthcare professionals for more humane and effective interactions. This approach could not only enhance student development but also positively impact patient experiences within the healthcare system.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37077
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