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Title: Taxa de compressão variável em motores flex
Other Titles: Variable compression ratio in flex engines
Authors: SANTOS, Matheus da Silva
ISHIKAWA, Gustavo Toshio
GAIGALAS, Nikolas
Advisor: FRÓES, Marco Aurélio
Other contributor: FRÓES, Marco Aurélio
SALVO JUNIOR, Orlando de
DALBO, Fernando Garup
type of document: Monografia
Keywords: Mecânica automobilística;Engenharia mecânica;Motores de combustão interna;Engenharia automotiva (equipamentos);Veículos
Issue Date: 25-Jun-2022
Publisher: 160
Citation: SANTOS, Matheus da Silva; ISHIKAWA, Gustavo Toshio; GAIGALAS, Nikolas. Taxa de compressão variável em motores flex. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2022. 77 f. il.
Abstract: Resumo Neste trabalho temos como objetivo principal estu dar por meio de cálculos e pesquisa a possibili dade de variar a taxa de compressão dos motores flex de combustão interna, para melhorar seu de sempenho e assim diminuir emissões e melhorar sua economia e desempenho, através da variação do volume dos cilindros, de acordo com a necessi dade do veículo, estando no trânsito da cidade, di minuindo a taxa de compressão para melhor de sempenho, e durante uma viagem ter taxa de com pressão maior para ter maior rendimento nas es tradas por exemplo; Trabalhando em conjunto com a injeção eletrônica controlando a mistura estequi ométrica de acordo com o volume dos cilindros. Abstract In this monography, our main objective is to study through calculations and research the possibility of varying the compression ratio of flex-fuel engines of internal combustion, to improve their perfor mance and thus reduce emissions and improve their economy and performance. , through the var iation of the volume of the cylinders, according to the needs of the vehicle, being in city traffic, de creasing the compression ratio for better perfor mance, and during a trip having a higher compres sion ratio to have greater performance on the roads for example; Working together with the electronic injection controlling the stoichiometric mixture ac cording to the volume of the cylinders.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37064
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