Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37015
Title: Potencialidades das ferramentas tecnológicas no processo ensino-aprendizagem: aplicação no ambiente do ensino superior
Other Titles: Potentials of technological tools in the teaching-learning process: application in the higher education environment
Authors: SOARES, Marco Antonio de Oliveira
MINA, Wesley Ferreira
Advisor: ROCHA, Regina Ferreira da
type of document: Monografia
Keywords: Educação.
Issue Date: 15-Jun-2023
Publisher: 119
Citation: SOARES, Marco Antonio de Oliveira; MINA, Wesley Ferreira. Potencialidades das ferramentas tecnológicas no processo ensino-aprendizagem: aplicação no ambiente do ensino superior. Orientador: Regina Ferreira da Rocha. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura, Garça, 2023.
Abstract: O avanço tecnológico mudou significativamente o cenário do ensino superior, e as ferramentas tecnológicas serão cada vez mais utilizadas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. A utilização de tecnologias digitais, como plataformas de aprendizagem online, dispositivos móveis e softwares, oferece novas possibilidades para a personalização do ensino, a colaboração entre alunos e professores e a promoção da aprendizagem ativa. É importante acompanhar as tendências e perspectivas em tecnologia educacional para melhorar a qualidade do ensino e preparar os alunos para os desafios da sociedade digital e o mercado de trabalho. A pesquisa abordará os aspectos sobre o assunto na comunidade acadêmica, especificamente ensino superior, em como vem influenciando nos hábitos e conduta dos alunos e professores frente aos avanços contemporâneos. Primeiramente, através do levantamento bibliográfico, alguns assuntos deverão ser pesquisados a fim de entender definições e pensamentos de autores sobre o tema. A iniciativa da pesquisa parte-se da obrigatoriedade temporária de adaptação ao uso de uma TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) numa autarquia de ensino durante o período pandêmico ocasionada pela COVID-19. Será analisado o legado que esta experiência proporcionou, tanto tecnológico, quanto psicológico, se o novo comportamento organizacional até então temporário, está sendo reaproveitado para uma nova visão sistêmica de futuro na educação.
The advancement technological has significantly changed the landscape of higher education, and technological tools will increasingly be used to enhance the teaching and learning process. The use of digital technologies, such as online learning platforms, mobile devices, and software, offers new possibilities for personalized learning, collaboration between students and teachers, and promotion of active learning. It is important to keep up with the trends and perspectives in educational technology to improve the quality of education and prepare students for the challenges of the digital society, and the job market. The research will address the aspects on the subject in the academic community, specifically in higher education, on how it has been influencing the habits and behavior of students and teachers in the face of contemporary advances. Firstly, through the bibliographic survey, some topics will be researched in order to understand definitions and thoughts of authors on the subject. The research initiative is based on the temporary obligation to adapt to the use of an ICT (Information and Communication Technology) in a teaching institution during the pandemic period caused by COVID-19. The legacy that this experience provided, both technological and psychological, will be analyzed, whether the new organizational behavior that was temporary until then is being reused for a new systemic vision of the future in education.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37015
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.