Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37009
Título: Nível de saber dos futuros técnicos de enfermagem sobre o conceito paliativo e terminal
Título(s) alternativo(s): Level of knowledge of future nursing technicians about the palliative and terminal concept
Autor(es): LAMBERTIN, Helton Berdugo
SOUZA, Isabela Montigio
BEZERRA, Viviane de Carvalho
Orientador(es): SOUZA, Rebeca de Oliveira Moreira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Enfermagem;CUIDADOS PALIATIVOS;Paciente terminal;Prática profissional
Data do documento: 23-Jun-2025
Editor: 135
Referência Bibliográfica: LAMBERTIN, Helton Berdugo; SOUZA, Isabela Montigio; BEZERRA, Viviane de Carvalho. Nível de saber dos futuros técnicos de enfermagem sobre o conceito paliativo e terminal. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2025.
Resumo: O presente artigo justifica-se pelo crescente número de doenças crônicas que desafiam as práticas de cuidado em saúde, exigindo reflexões aprofundadas sobre a assistência prestada a pacientes em estágios avançados de enfermidades. Nesse cenário, os cuidados paliativos destacam-se como uma abordagem fundamental para promover qualidade de vida e preservar a dignidade humana até o fim da vida. O objetivo deste estudo foi verificar o nível de conhecimento dos futuros técnicos de enfermagem acerca dos conceitos de cuidados paliativos e cuidados terminais. Utilizou-se o método hipotético-dedutivo, conforme descrito por Gil, articulando hipóteses com base lógica e testando-as por meio da pesquisa exploratória, a qual permitiu evidenciar dados qualitativos essenciais. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes não consegue identificar corretamente as diferenças entre os dois conceitos. No Gráfico 2, que abordou situações relacionadas a cuidados paliativos, a média geral foi de 56,33, enquanto no Gráfico 3, referente a cuidados terminais, a média total foi de apenas 28,41. Esses dados confirmam a hipótese levantada inicialmente e evidenciam a necessidade de maior aprofundamento sobre o tema durante a formação técnica. Conclui-se que ainda há lacunas significativas na compreensão desses conceitos entre os futuros profissionais, o que pode comprometer a qualidade da assistência prestada.
This article is justified by the growing number of chronic diseases that challenge healthcare practices, requiring in-depth reflections on the care provided to patients in advanced stages of illness. In this scenario, palliative care stands out as a fundamental approach to promote quality of life and preserve human dignity until the end of life. The objective of this study was to verify the level of knowledge of future nursing technicians about the concepts of palliative care and terminal care. The hypothetical-deductive method was used, as described by Gil, articulating hypotheses with a logical basis and testing them through exploratory research, which made it possible to highlight essential qualitative data. The results showed that most students are unable to correctly identify the differences between the two concepts. In Graph 2, which addressed situations related to palliative care, the overall average was 56.33, while in Graph 3, regarding terminal care, the total average was only 28.41. These data confirm the hypothesis initially raised and highlight the need for greater depth on the topic during technical training. It is concluded that there are still significant gaps in the understanding of these concepts among future professionals, which may compromise the quality of care provided.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37009
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
enfermagem_2025_1_heltonlambertin_niveldesaberdosfuturostecnicosdeenfermagemsobreoconceitopaliativoeterminal.pdf
  Restricted Access
228.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.