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Título: Cursinho popular Projeto Chance + Procapão
Autor(es): MACHADO, Arthur Peçanha
JESUS, Larissa Ramos de
TEIXEIRA, Yasmin Ramos
Orientador(es): OLIVEIRA, Dalvanete Fausto da Silva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Acesso à educação;Vestibular
Data do documento: 2025
Editor: 221
Referência Bibliográfica: PEÇANHA, Arthur Machado; JESUS, Larissa Ramos de; TEIXEIRA, Yasmin Ramos. Cursinho popular Projeto Chance + Capão. 2025. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) – ETEC Jardim Ângela, São Paulo, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a análise da importância da ODS 4 -- Educação de qualidade, equitativa e inclusiva -- partindo de um estudo de caso do cursinho popular Projeto Chance + Pro Capão. A pesquisa aborda os principais desafios do Projeto, como: falta de material didático, desistências de alunos e captação de recursos financeiros. Utilizando-se de uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, com análise descritiva e exploratória, baseada em dados coletados entre fevereiro e setembro de 2024 e entre março e junho de 2025. Diante disso, hipóteses foram elaboradas e a proposta do que se espera sobre cada problemática, como a estruturação de fluxograma de produção de apostilas, formulário com questionários sobre motivação e aprimoramento de divulgação como estratégia de arrecadação. Os resultados da pesquisa teórica evidenciam a importância dos cursinhos populares na democratização da educação superior e combatendo desigualdades, funcionando como ferramenta de formação cidadã. Assim, conclui-se que a aprimoração administrativa e estrutural dos cursinhos, junto da gestão estratégica para engajamento social, são fundamentais para ampliação dos impactos alvos do Projeto e permanência dos estudantes. Além de práticas bem fundamentadas poderem contribuir para a sustentabilidade dos projetos educacionais populares, aumentando o vínculo entre educação, cidadania e bem-estar.
This work aims to analyze the importance of SDG 4 — Quality, equitable, and inclusive education — based on a case study of the community preparatory course "Projeto Chance + Pro Capão". The research addresses the main challenges faced by the project, such as: lack of didactic materials, student dropouts, and financial resource acquisition. It employs a qualitative and quantitative methodological approach, with descriptive and exploratory analysis, based on data collected between February and September 2024 and between March and June 2025. In this context, hypotheses were developed along with proposals for each issue, such as the structuring of a production flowchart for didactic materials, a questionnaire form on student motivation, and improved outreach as a fundraising strategy. The results of the theoretical research highlight the importance of community-based preparatory courses in democratizing access to higher education and combating inequalities, serving as a tool for civic development. Thus, it is concluded that the administrative and structural improvement of such courses, combined with strategic management for social engagement, is essential for expanding the project's intended impact and ensuring student retention. Furthermore, well-founded practices can contribute to the sustainability of community educational projects, strengthening the link between education, citizenship, and wellbeing
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36960
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