Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36931| Title: | Estudo ergonômico de protetor de pescoço para motociclistas: desenvolvimento de protótipos e uso de Canvas |
| Other Titles: | Ergonomic study of neck protector for motorcyclists: prototype development and use of Canvas |
| Authors: | FERREIRA, Carlos Roberto Costa |
| Advisor: | CARLONI, Alexandre Ramos |
| Other contributor: | CARLONI, Alexandre Ramos MELO JÚNIOR, Tadeu Artur de ARAÚJO, Érica Aparecida |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Ergonomia;Protótipo |
| Issue Date: | 19-Nov-2015 |
| Publisher: | 109 |
| Citation: | FERREIRA, Carlos Roberto Costa. Estudo ergonômico de protetor de pescoço para motociclistas: desenvolvimento de protótipos e uso de Canvas, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2015 |
| Abstract: | O Brasil possui um número estimado de 19.933.000 motocicletas regularizadas, sendo o capacete item obrigatório por lei. É também o segundo país do mundo com vítimas fatais em acidentes envolvendo motocicletas, com índice de 7,1/100 mil habitantes. Recentemente, houve aumento no número de eventos dessa natureza em ambientes urbanos, causados por linhas com ou sem cerol, utilizadas em pipas ou cordões. Considerando-se o potencial mercado de motociclistas no país, este trabalho propõe a construção de um equipamento capaz de previnir esse tipo de acidente, com total proteção para os motociclistas em condições de periculosidade por exposição às linhas com ou sem cerol, podendo se tornar um EPI de uso obrigatório no futuro.Foram pesquisados diversos tipos de materiais, sendo selecionados uma fibra e poliéster, sendo realizadas simulações de impacto com linhas de cerol. Os testes realizados com o equipamento revelaram-no eficiente e seguro, capaz de tencionar corretamente e cortar as linhas, oferecendo total segurança ao piloto e atendendo aos objetivos propostos que é salvar vidas de pessoas que estão sempre expostas a esse perigo eminente que existe pelas ruas em todo pais também Foi aplicado o Modelo de Negócios Canvas, otimizando o aprimoramento e execução futura do projeto. Esse procedimento foca no atendimento de necessidades reais dos clientes e requisitos de possíveis mercados a serem alcançados, oferecendo assim uma proposta de valor inovadora, diferenciada ao mercado. Concluiu-se que o equipamento atende a todos os requisitos e objetivos propostos, sendo viável para produção em larga escala, dentro de normas pré-estabelecidas. Brazil has an estimated 19,933,000 registered motorcycles, and helmets are required by law. It also ranks second in the world in fatal motorcycle accidents, with a rate of 7.1 per 100,000 inhabitants. Recently, there has been an increase in the number of such incidents in urban environments, caused by lines with or without cerol, used in kites or strings. Considering the potential motorcyclist market in the country, this work proposes the development of equipment capable of preventing this type of accident, providing full protection for motorcyclists in hazardous conditions due to exposure to lines with or without cerol, which may become mandatory PPE in the future. Various types of materials were investigated, with a fiber and polyester being selected, and impact simulations with cerol lines were performed. Tests conducted with the equipment revealed it to be efficient and safe, capable of correctly tensioning and cutting lines, offering complete safety to the driver and meeting the proposed objectives of saving the lives of people constantly exposed to this imminent danger that exists on streets throughout the country. The Business Model Canvas was also applied, optimizing the project's improvement and future execution. This procedure focuses on meeting real customer needs and the requirements of potential markets to be reached, thus offering an innovative, differentiated value proposition to the market. It was concluded that the equipment meets all the proposed requirements and objectives, being viable for large-scale production within pre-established standards. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36931 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FERREIRA, Carlos Roberto Costa.pdf Restricted Access | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.