Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3691
Title: Qualidade do atendimento no comércio varejista de Americana
Other Titles: Retrail quality service in Americana
Authors: SILVA, Angela Maria Magdaleni
COSTA, Zuleide
Advisor: MONTEIRO, Edison Valentim
Other contributor: LOPES, José Renato de Siqueira
SOUZA, Lilian de
type of document: Monografia
Keywords: Atendimento ao cliente
Issue Date: 14-Jun-2019
Publisher: 004
Citation: SILVA, Angela Maria Magdaleni, COSTA, Zuleide. Qualidade do atendimento no comércio varejista de Americana, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2019
Abstract: De acordo com Maximiano (2000), a ideia da qualidade foi discutida primeiramente pelos filósofos gregos. A qualidade sempre existiu na história da humanidade. No século XV em Veneza, já houve a necessidade da aplicação da qualidade; com a revolução industrial os primeiros problemas de qualidade foram sentidos pelos clientes, a relação de trabalho foi totalmente mudada, mas foi no início do século XX, que a gestão da qualidade foi ligada ao novo modelo de administrar das organizações. Os pioneiros da administração buscavam técnicas de trabalho que aumentassem a produtividade, a qualidade, a padronização dos produtos e a redução dos custos de produção. Com o passar do tempo, e com a globalização, o usuário final está mais envolvido na concepção, organização, desenvolvimento e execução dos produtos e serviços, isso faz com que as organizações estejam preparadas para atender esses usuários com qualidade e rapidez, e nessa busca as empresas recorrem a conhecimentos, programas e ferramentas de qualidade.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3691
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20191S_SILVAAngelaMariaMagdaleni_OD-0624.pdf945.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.