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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/368
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | ANDRADE, Kleber de Oliveira | pt.br |
dc.contributor.author | ANDRADE, Rafael de | |
dc.contributor.other | FORTE, Cleberson Eugênio | pt.br |
dc.contributor.other | OLIVEIRA, Diógenes Pissinati de | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-06-12T14:05:38Z | |
dc.date.available | 2017-06-12T14:05:38Z | |
dc.date.issued | 2016-07-06 | |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Rafael de. Interfaces naturais baseadas em visão computacional aplicadas a jogos digitais, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/368 | |
dc.description.abstract | A interação com jogos eletrônicos por meio de interfaces naturais vem alcançando atualmente grande aceitação e popularidade devido ao fato de estas proporcionarem ao jogador experiências mais intensas, imersivas e livres de frustrações. As constantes pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias tem possibilitado o surgimento de produtos que permitem ao jogador interagir com os games através de movimentos, gestos e voz, dispensando a utilização de dispositivos artificiais como mouses, teclados ou joysticks. Tais tecnologias permitem a ampliação dos sentidos dos computadores, permitindo a eles uma melhor compreensão dos desejos dos jogadores. A capacidade de processar e extrair informações relevantes de imagens do ambiente ao seu redor possibilita aos computadores uma poderosa habilidade de interação. Este trabalho tem como objetivo a utilização do algoritmo de visão computacional Camshift no desenvolvimento de jogos digitais com interfaces naturais, fazendo uso de uma webcam. Através de um projeto prático, visa demonstrar como é possível a integração dos diversos conceitos e tecnologias envolvidas neste desenvolvimento. Os experimentos realizados com o jogo desenvolvido demonstraram que a interação com o mesmo é simples e intuitiva e ocorre de maneira razoavelmente satisfatória. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Interação homem-computador | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Interfaces naturais baseadas em visão computacional aplicadas a jogos digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | Natural interfaces based on computer vision applied to digital games | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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