Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36751
Título: Produção de biofertilizante com bentonita
Título(s) alternativo(s): Production of biofertilizer with bentonite
Autor(es): CORREIA, Bruno Octávio de Matos
ALVES, Carla da Silva
ZAGABRIA, Ivan Fargos Teixeira
FERREIRA, Jhennifer Andrade
BRITO, Letícia dos Santos
ALBUQUERQUE, Matheus Ishiro Takehana de
Orientador(es): PEREIRA, Julia
NUNES, Rodolfo Pedro Pereira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Fertilização;Sustentabilidade
Data do documento: Jun-2025
Editor: 199
Referência Bibliográfica: CORREIA, Bruno Octávio de Matos. ALVES, Carla da Silva. ZAGABRIA, Ivan Fargos Teixeira. FERREIRA, Jhennifer Andrade. BRITO, Letícia dos Santos. ALBUQUERQUE, Matheus Ishiro Takehana de. Produção de biofertilizante com bentonita, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2025
Resumo: A agricultura tem o desafio de conciliar a produção de alimentos com a sustentabilidade ambiental, visto que o uso excessivo de fertilizantes químicos tem gerado sérios impactos, como a contaminação do solo, da água e a degradação da biodiversidade. Em resposta a esses problemas, os Biofertilizantes surgem como uma alternativa viável e sustentável. São produtos naturais, obtidos da fermentação de materiais orgânicos, que promovem a fertilidade do solo, fornecem nutrientes gradualmente e estimulam a atividade biológica. O projeto descreve a produção de um biofertilizante líquido utilizando matérias-primas como borra de café, casca de batata doce, restos de peixe, casca de banana e bentonita. Os resíduos foram triturados, pesados e colocados em um galão com água, deixando um espaço para a fermentação anaeróbica. Um sistema com mangueira e garrafa PET foi montado para a liberação dos gases metano e dióxido de carbono. Após a fermentação, a fase líquida, contendo o biofertilizante, foi parcialmente filtrada, transferida para outro recipiente e embalada. Após o plantio, foi realizada a aplicação do biofertilizante em 1 vaso onde estava plantado a semente do manjericão e em 1 vazo onde estava plantado o feijão. Nos outros dois vasos, não foi adicionado o biofertilizante, para ter uma melhor visualização no resultado. Depois de todo o processo, foi realizado o monitoramento e feito o manejo, como regas e aplicação do biofertilizante a cada 2 a 4 dias dependendo da umidade do solo. Em suma, o estudo demonstrou que as plantas tratadas com o biofertilizante apresentaram melhor desenvolvimento e o produto foi validado como uma alternativa ecológica viável.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36751
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
qui_2025_1_brunooctavio_biofertilizante.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.