Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36727
Título: Envelhecimento saudável
Autor(es): STAUBER, Alessandra Regina Cadeville
FERREIRA, Aline Bressanti
SCARABELLO, Ana Paula Nogueira
ROSSI, Danielle Amaral
PRAZER, Giseli Maria Zutim
OLIVEIRA, Luana Carolina Pereira Nunes de
SOUZA, Mirian Jubertoni de
BEGO, Rayanne Coutinho
Orientador(es): FONSECA, Talícia Cezario
ORTIZ, Marisa Aparecida Brigo
Outro(s) contribuidor(es): FONSECA, Talícia Cezario
ORTIZ, Marisa Aparecida Brigo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Enfermagem geriátrica;Envelhecimento;Saúde do idoso;Atividade física
Data do documento: 25-Nov-2024
Editor: 052
Referência Bibliográfica: STAUBER, A. R. C. et al. Envelhecimento saudável. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Enfermagem) – Etec Profª Carmelina Barbosa, Dracena, 2024.
Resumo: INTRODUÇÃO: O envelhecimento é um processo contínuo, gradual e normal de alterações naturais que começam na idade adulta, sendo a última etapa do ciclo da vida, podendo ser acompanhada de perdas psicomotoras, sociais e culturais. É um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos, no entanto, nos dias atuais, há uma preocupação com a qualidade de vida desta faixa etária a fim de promover o envelhecimento saudável. OBJETIVOS: Compreender o conceito de idoso e de envelhecimento saudável assim como caracterizar a qualidade de vida destes indivíduos e conscientizá-los sobre a importância da prática de atividades para um envelhecimento saudável. MÉTODOS: A presente pesquisa quali-quantitativa foi baseada em referências bibliográficas e através de uma entrevista com setenta idosos com idade acima de sessenta anos que frequentam o Posto de Saúde Central “Doutor Takashi Enokibara” assim como moradores dos bairros: Palmeira II e Jardim Brasilândia do município de Dracena. RESULTADOS: Os dados das entrevistas com os idosos destes locais foram mensurados em gráficos de pizza, concluindo que a predominância dos idosos entrevistados são do sexo feminino; os resultados não foram os esperados pelos idealizadores da pesquisa, no que tange à prática de atividades físicas e de lazer os resultados foram inexpressivos, no entanto, a maioria dos entrevistados sabem da importância da prática de atividades físicas para o envelhecimento saudável. Três aspectos apresentaram dados surpreendentes: a participação em algum grupo da terceira idade, a maioria dos entrevistados não moram sozinhos e todos eles recebem visitas regularmente de amigos e familiares. Pode-se dizer que tal pesquisa/entrevista proporcionou aos seus idealizadores experiências significativas para futuras atuações no mercado de trabalho. CONCLUSÃO: concluiu-se com a pesquisa que os idosos apresentam conhecimentos sobre os beneficios, a prática, compreendendo a importancia que a atividade tem para o envelhecimento saudável.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36727
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnico_em_enfermagem_2024_2_alessandra_regina_cadeville_stauber_envelhecimento_saudavel.pdf.pdf
  Restricted Access
607.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.