Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36692
Title: Um estudo sobre os benefícios e malefícios da automação de vendas e inteligência artificial.
Other Titles: A study on the benefits and drawbacks of sales automation and artificial intelligence.
Authors: GOMES, Augusto Ricardo
Advisor: CARRINO, Adauto Luiz
type of document: Artigo Científico
Keywords: Automação;Vendas;Inteligência artificial
Issue Date: Nov-2024
Publisher: 288
Citation: GOMES, Augusto Ricardo. Um estudo sobre os benefícios e malefícios da automação de vendas e inteligência artificial. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2024.
Abstract: A automação de vendas é essencial para empresas que buscam otimizar processos e aumentar a ef iciência, m as traz desafios que exigem equilíbrio entre benefícios e possíveis impactos negativos para colaboradores e a organização. A problematização que d este estudo corresponde em : Como a automação de vendas e a inteligência artificial podem ser implem entadas de maneira equilibrada, maximizando os benefícios e minimizando os malefícios para a equipe de vendas? Frente a essa problem ática, estabelecemos como objetivo geral analisar os impactos da automação de vendas e da inteligência artificial nas opera ções de ven das e propor estratégias para sua implementação eficaz. Para fundamentar essa teoricamente essa análise, utilizamos o respaldo teórico de autores que discutem a transformação digital no setor de vendas e o impacto das tecnologias emergentes. Me todologicam ente, a pesquisa é qualitativa e explora teoricamente as melhores práticas, desafios e impactos da automação de vendas e IA. De tal forma, identificamos que o equilíbrio ideal está em reconhecer que a automação e a IA são ferramentas poderosas , mas que só se tornam verdadeiramente eficazes quando aliadas ao fator humano. Ao combinar a eficiência das tecnologias com a inteligência emocional e as habilidades interpessoais das equipes, as empresas podem aumentar a produtividade, melhorar a experiê ncia do clie nte e construir relacionamentos de confiança duradouros. O sucesso dependerá de um modelo que valorize tanto a inovação tecn ológica quanto o desenvolvimento contínuo e estratégico das equipes de vendas e atendimento. Com isso, este estudo cont ribui com pr áticas recomendadas para uma implementação eficiente, respondendo à problematização e propondo soluções para os desafios identificados.
Description: Publicado no livro Administração & Gestão: um olhar para o futuro organizacional 10, ISBN: 978-65-5379-662-1. Referência: GOMES, Augusto Ricardo; CARRINO, Adauto Luiz. Um estudo sobre os benefícios e malefícios da automação de vendas e inteligência artificial. V.10. Ponta Grossa: Aya, 2024. P. 42-53. Disponível em: https://ayaeditora.com.br/livros/L771.pdf. Acesso em: 14 out. 2025.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36692
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaocomercial_2024_02_augustoricardogomes_umestudosobreosbeneficiosemaleficios.pdf
  Restricted Access
3.77 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.