Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36688
Title: Um estudo sobre a utilização do marketing em igreja evangélica no período da pandemia
Other Titles: A study on the use of marketing in an evangelical church during the pandemic
Authors: MORANDIM, Júlia Carla
Advisor: CARRINO, Adauto Luiz
type of document: Artigo Científico
Keywords: Igreja;Marketing
Issue Date: 6-Nov-2023
Publisher: 173
Citation: MORANDIM, Júlia Carla. Um estudo sobre a utilização do marketing em igreja evangélica no período da pandemia, 2023. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Marketing) Fatec Nilo de Stéfani, Jaboticabal, 2023.
Abstract: O surgimento das igrejas neopentecostais se deu a partir do final do século XX, com abordagens mais contemporâneas e ênfase em experiências pessoais. A importância do marketing em organizações religiosas foi evidenciada com a pandemia e a necessidade de cultos online e, consequentemente, uso de mídias sociais pelas igrejas. Atualmente, póspandemia, o marketing nessa seção é importante para ajudar a alcançar e atrair membros da comunidade, promover eventos e programas, e comunicar a mensagem da fé de forma clara e atraente. Os canais de promoção utilizados podem incluir mídias sociais, publicidade em rádio e televisão, panfletos e eventos comunitários. O intuito final deve ser o de levar a mensagem do Evangelho a um público mais amplo e ajudar a construir uma comunidade mais forte e unida. O tema escolhido visa discutir sobre a importância do marketing para os cristãos no período de pandemia e pós-pandemia, entender quais as dificuldades e problemas enfrentados nesse período. O objetivo do trabalho visa analisar a formação do neopentecostalismo no Brasil e discutir sua divulgação para atrair e manter fiéis engajados. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, baseando-se em questões antropológicas, publicitárias; e quantitativo, por meio do formulário de pesquisa sobre a importância do marketing na igreja evangélica, preenchido por membros da igreja evangélica no interior de São Paulo. Por meio desta pesquisa foi analisada qual a visão do fiel perante o marketing religioso. Segundo a pesquisa o marketing religioso na visão do fiel é importante para propagar o evangelho e causar a necessidade de ouvir a palavra de Deus.
The emergence of neo-Pentecostal churches took place at the end of the 20th century, with more contemporary approaches and an emphasis on individual experiences. The importance of marketing in religious organizations was evidenced with the pandemic and the need or online services and consequently, the use of social media by churches. Currently, post-pandemic, marketing in this section is important to help reach and engage community members, promote events and programs, and communicate the message of faith in a clear and engaging way. Marketing channels used may include social media, radio and television advertising, flyers, and community events. The goal should be to bring the Gospel message toa wider audience and help build a stronger, more united community. The objectives of the work range from discussing the constitution of neo-Pentecostalism in the national territory to discussions on the importance of its dissemination both to attract new believers and to keep them engaged. The methodology used is of a qualitative nature, based on anthropological and publicity issues; and quantitative, through the form completed by members of the evangelical church in the city of Jaboticabal.
Description: O presente trabalho consiste em um artigo submetido à Revista on-line Ciência & Tecnologia (ISSN 2178-9436), da Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani de Jaboticabal (Fatec-JB), com o objetivo de convalidar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme as diretrizes estabelecidas pela Portaria CEETEPS-GDS-3015, de 3 de junho de 2021.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36688
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG MKT - Júlia Carla Morandim.pdf
  Restricted Access
240.89 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.