Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36680
Title: Aspectos do empreendedorismo na pandemia e pós pandemia e seus impactos no Brasil
Other Titles: Aspects of entrepreneurship during the pandemic and post-pandemic and their impacts in Brazil
Authors: FERREIRA, Carlos Endrigo
Advisor: BONETTE, Luiz Rodrigo
type of document: Artigo Científico
Keywords: Empreendedorismo;Pandemias
Issue Date: 6-Nov-2023
Publisher: 173
Citation: FERREIRA, Carlos Endrigo. Aspectos do empreendedorismo na pandemia e pós pandemia e seus impactos no Brasil, 2023. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Marketing) Fatec Nilo de Stéfani, Jaboticabal, 2023.
Abstract: O empreendedorismo tornou-se uma habilidade relevante no meio empresarial, evidenciada pelo comportamento empreendedor, capaz de alterar trajetórias, superar desafios e promover a sustentabilidade econômica e financeira de uma empresa. Ao longo do ciclo de vida da empresa, ela pode consolidar sua marca junto ao público-alvo e definir estratégias de mercado (marketing), que podem se originar no simples ato constante de empreender. O objetivo deste estudo é identificar os aspectos que marcaram atitudes empreendedoras durante o período da pandemia e como isso influenciou a percepção do empreendedorismo, tanto naquele momento quanto no período pós-pandemia.O método empregado consiste em uma pesquisa bibliográfica que destaca os aspectos e perspectivas do empreendedorismo, e um conjunto de gráficos. Num primeiro momento, do contexto do PIB e empreendedorismo nas décadas de 2000 e 2010; já num segundo momento, sobre questões relacionadas aos anos de 2021 e 2022, concentrando algumas reflexões sobre o empreendedorismo que foi impactado pela Pandemia de Covid-19. Considera-se o empreendedorismo pode se transformar ou se adaptar para influenciar atitudes proativas, gerando perspectivas para o planejamento empresarial futuro e reduçao da probreza.
Entrepreneurship has become a relevant skill in the business environment, evidenced by entrepreneurial behavior capable of altering trajectories, overcoming challenges, and promoting the economic and financial sustainability of a company. Throughout the company's life cycle, it can consolidate its brand with the target audience and define market strategies (marketing), which can originate from the simple constant act of entrepreneuring. The objective of this study is to identify the aspects that marked entrepreneurial attitudes during the pandemic period and how this influenced the perception of entrepreneurship, both at that moment and in the postpandemic period. The method employed consists of a literature review highlighting the aspects and perspectives of entrepreneurship, and a set of graphs. Initially, focusing on the context of GDP and entrepreneurship in the 2000s and 2010s; then, in a second phase, addressing issues related to the years 2021 and 2022, concentrating on some reflections on entrepreneurship that was impacted by the Covid-19 pandemic. It is considered that entrepreneurship can transform or adapt to influence proactive attitudes, generating perspectives for future business planning and poverty reduction.
Description: O presente trabalho consiste em um Resumo Expandido, apresentado no Simpósio de Tecnologia da Fatec Jaboticabal (SITEC-JB), com a finalidade de convalidar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os resumos expandidos apresentados no evento contemplam cinco áreas do conhecimento, alinhadas às linhas editoriais da Revista Ciência & Tecnologia da Fatec-JB. Esses resumos, sejam de caráter científico ou de revisão bibliográfica, devem estar relacionados a uma das seguintes áreas: Biocombustíveis e Química; Ciências Ambientais, Biológicas e Agrárias; Engenharias e Tecnologias; Gestão Empresarial e Marketing; Multidisciplinar ou outras áreas correlatas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36680
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG MKT - Carlos Endrigo Ferreira.pdf361 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.