Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36679
Title: Empoderamento e resistência: mulheres negras desafiando o teto de vidro.
Other Titles: Empowerment and resistance: black women challenging the glass ceiling.
Authors: FARIAS, Daiane Pereira de
SOUZA, Maria Isabel Galassini de
Advisor: COSTA, Elvio Carlos da
Other contributor: SANTOS, Andréia Ribeiro dos
SOARES, Nathália Maria
type of document: Artigo Científico
Keywords: Discriminação racial;Negros;Mercado de trabalho;Discriminação no emprego
Issue Date: Jun-2024
Publisher: 288
Citation: SOUSA, Maria Isabel Galassini de; FARIAS, Daiane Pereira de. Empoderamento e resistência: mulheres negras desafiando o teto de vidro. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2024.
Abstract: Este artigo aborda os desafios enfrentados pelas mulheres negras ao tentarem quebrar o “teto de vidro” no ambiente profissional. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento bibliográfico que ajude a conscientizar, promover a igualdade e a inspiração, destacando conquistas, desafios superados e contribuições significativas no campo profissional. O cenário histórico evidencia séculos de discriminação racial e de gênero que moldaram os desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil, desde a escravidão até os dias atuais. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa e descritiva, utilizando revisão bibliográfica e entrevista direta semiestruturada com uma mulher negra em posição de liderança política no Estado de São Paulo. Os resultados mostram a necessidade de expandir as políticas de igualdade racial e de gênero, investir na educação e formação e combater o racismo e o sexismo para que as mulheres negras possam quebrar o teto de vidro. Os movimentos e organizações de empoderamento têm sido fundamentais neste processo, promovendo representação, visibilidade e enfrentando estereótipos e preconceitos. Estas iniciativas visam superar as adversidades enfrentadas, garantindo igualdade de oportunidades e plenos direitos na sociedade. O estudo destaca também a importância das políticas públicas e das ações coletivas para promover a igualdade e a inclusão, construindo uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres, independentemente da cor da pele ou sexo.
This article addresses the challenges faced by black women when trying to break the “glass ceiling” in the professional environment. The objective of this work is to carry out a bibliographical survey that helps raise awareness, promote equality and inspiration, highlighting achievements, challenges overcome and significant contributions in the professional field. The historical scenario highlights centuries of racial and gender discrimination that shaped the challenges faced by women in Brazil, from slavery to the present day. The research used a qualitative and descriptive approach, using a bibliographical review and a direct semi-structured interview with a black woman in a political leadership position in the State of São Paulo. The results show the need to expand racial and gender equality policies, invest in education and training, and combat racism and sexism so that black women can break the glass ceiling. Empowerment movements and organizations have been fundamental in this process, promoting representation, visibility and confronting stereotypes and prejudices. These initiatives aim to overcome the adversities faced, ensuring equal opportunities and full rights in society. The study also highlights the importance of public policies and collective actions to promote equality and inclusion, building a fairer and more equal society for all women, regardless of their skin color or gender.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36679
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaocomercial_2024_01_daianepereiradefarias_empoderamentoeresistenciamulherenegras.pdf
  Restricted Access
256.64 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.