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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36635
Título: | O poder da influência das redes sociais na decisão de compra dos estudantes da Fatec de Presidente Prudente |
Título(s) alternativo(s): | The power of social media influence on the purchase decisions of students at Fatec in Presidente Prudente |
Autor(es): | POMIM, Samantha Miranda |
Orientador(es): | MANFRÉ, Edson Roberto |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Pesquisa de consumidor;Comportamento do consumidor;Redes sociais |
Data do documento: | 4-Jul-2025 |
Editor: | 157 |
Referência Bibliográfica: | POMIM, Samantha Miranda. O poder da influência das redes sociais na decisão de compra dos estudantes da Fatec de Presidente Prudente. Orientador: Edson Roberto Manfré. 2025. 23 f. Artigo de Conclusão de Curso (Graduação de Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2025. |
Resumo: | As redes sociais digitais transformaram significativamente o comportamento do consumidor, sobretudo entre os jovens, ao se consolidarem como canais de informação, interação e estímulo ao consumo. Plataformas como Instagram, TikTok e YouTube influenciam decisões por meio de conteúdos visuais, avaliações de usuários e estratégias de marketing cada vez mais segmentadas. Diante desse cenário, este artigo investiga a influência das redes sociais na decisão de compra de estudantes universitários, com o objetivo de identificar os principais fatores que impactam tal comportamento. A pesquisa foi realizada com 116 alunos da FATEC de Presidente Prudente, por meio de abordagem quantitativa descritiva, utilizando um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas. Os resultados apontam o Instagram como a rede mais utilizada (68,97%), evidenciando a força de plataformas visuais. Cerca de 76,72% dos participantes relataram ver anúncios com frequência nas redes e afirmaram já ter realizado compras motivadas por esse tipo de estímulo. Entre os fatores de maior influência estão as avaliações de consumidores (79,31%), promoções (61,21%) e a aparência visual dos produtos (43,10%). Conteúdos percebidos como mais autênticos, como depoimentos reais e postagens de conhecidos, foram os mais confiáveis para os respondentes. As respostas abertas revelaram consciência crítica sobre o consumo impulsivo e a necessidade de reflexão antes da compra. Conclui-se que as redes sociais exercem papel central nas decisões de compra dos estudantes, ao atuarem como canais de informação e validação social. Destaca-se, por fim, a importância da educação digital e financeira no estímulo a um consumo mais consciente entre os jovens. Platforms such as Instagram, TikTok, and YouTube influence purchase decisions through visual content, user reviews, and increasingly segmented marketing strategies. In this context, this article investigates the influence of social media on college students' purchasing decisions, aiming to identify the main factors that impact such behavior. The research was conducted with 116 students from FATEC in Presidente Prudente, using a descriptive quantitative approach and a structured questionnaire with both closed and open-ended questions. The results indicate Instagram as the most used platform (68.97%), highlighting the strength of visual-based networks. Approximately 76.72% of participants reported frequent exposure to advertisements and stated they had already made purchases motivated by such stimuli. The most influential factors in purchase decisions were consumer reviews (79.31%), promotions (61.21%), and the visual appearance of products (43.10%). Content perceived as more authentic—such as real testimonials and posts from acquaintances—was considered the most trustworthy by respondents. Open-ended responses revealed a critical awareness of impulsive consumption and the need for thoughtful consideration before purchasing. It is concluded that social media plays a central role in students’ purchasing decisions by acting as channels of information and social validation. Finally, the importance of digital and financial education is emphasized as a means of encouraging more conscious consumption among young people. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36635 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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