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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36630
Title: | Como a criatividade das empresas de jogos digitais influencia os processos de microtransações em jogos como serviço |
Other Titles: | How the creativity from digital games companies influence the process of microtransitions in games as a service |
Authors: | MUNHOZ, Mariana Santos RIBEIRO, Rafael Faria |
Advisor: | MORINI, Danielli Maximino |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Marketing de mídias sociais;Criatividade;Jogos de computador |
Issue Date: | 3-Jul-2025 |
Publisher: | 157 |
Citation: | MUNHOZ, Mariana Santos; RIBEIRO , Rafael Faria. Como a criatividade das empresas de jogos digitais influencia os processos de microtransações em jogos como serviço. Orientador: Danielli Maximino Morini. 2025. 16 f. Artigo de Conclusão de Curso (Graduação de Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2025. |
Abstract: | Esse artigo busca estudar e analisar as estratégias de marketing de uma grande empresa de jogos digitais, a Riot Games. Para melhor entender o sucesso dessa empresa e seu jogo League Of Legends, foi analisado o processo criativo na criação de cosméticos e storytelling que complementam a história do jogo e geram lucro para a empresa, já que o jogo em si é gratuíto. Foi concluído que o maior lucro da empresa vem desses cosméticos que não são obrigatórios para aproveitar a jogatina, mas ainda assim o público os consomem, e isso graças ao sucesso da equipe criativa e de marketing em criar produtos de qualidade e narrativas atraentes, como a série da Netflix Arcane, que foi uma grande e cara estratégia de marketing para a empresa com a intenção de atrair novas pessoas para o jogo e agradar os já existentes fãs, expandindo de forma mais detalhada a história do jogo. This article aims to study and analyze the marketing strategies of a big video game company, Riot Games. To better understand this company’s success in the game League of Legends, it analyzed the creative process in the creation of cosmetics and storytelling that complements the game’s narrative and generates profit for the company, since the game itself is free to play. It was concluded that the company’s biggest profit comes from these cosmetics that aren't mandatory to enjoy the gameplay. Still, the public consumes them anyway, and that’s due to the success of the creative and marketing team in creating high-quality products and attractive narratives like the Netflix show Arcane, which was a big and expensive marketing strategy for the company with the intention of attracting a new audience for the game and please already existing fans, expanding in more details the game’s story. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36630 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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