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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36562
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | NOGUEIRA, Paulo Roberto Murger | - |
dc.contributor.author | RAMOS, Guilherme Alves | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Helen Eliane Oliveira | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Isabelle Fernandes de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Matheus Lopes da | - |
dc.contributor.author | CASSEMIRO, Nathalia Pereira | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Nickolly Kimberlly dos | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Pedro Henrique | - |
dc.contributor.other | SARTI, Wagner | - |
dc.contributor.other | PEREIRA, Adilso L. | - |
dc.contributor.other | ERNANDES, Itamar | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T21:36:29Z | - |
dc.date.available | 2025-10-09T21:36:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Guilherme Alves...et al. Veículo Autônomo Guiado, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Mecatrônica) - Etec Martin Luther King, São Paulo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36562 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito para o obtenção do diploma de técnico em Mecatrônica. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto consiste em um Veículo Autônomo Guiado (VAG) pensado para operar de forma independente, capaz de seguir uma linha traçada no chão e evitar obstáculos que surgem em seu caminho, equipado com sensores especializados para executar essas funções. O sensor seguidor de linha TCRT5000 é fundamental para identificar variações de reflexão na superfície, diferenciando regiões claras e escuras para manter-se alinhado. Além disso, foi utilizado também o sensor ultrassônico HC-SR04, responsável por medir a distância entre o veículo e obstáculos, permitindo desvios ou paradas para evitar colisões. Com o microcontrolador Arduino Uno R3, o VAG recebe informações dos sensores e, com base nelas, emite comandos para os quatro motores conectados a duas pontes H, que garantem controle preciso sobre a velocidade e direção de rotação dos motores, permitindo manobras ágeis e eficazes. O protótipo demonstrou sua capacidade em seguir a linha traçada no chão, desviar de obstáculos e, após ultrapassá-los, retornar à trajetória original. Essa versatilidade faz do VAG um sistema adaptável e funcional em diversos cenários. Em setores de transporte de materiais, robótica educacional e automação industrial, ele pode ser uma solução eficiente. No transporte de cargas em indústrias e armazéns, o VAG atua levando cargas de um ponto a outro de maneira autônoma, seguindo rotas predefinidas sem intervenção humana. A utilização do VAG não apenas melhora a eficiência operacional, mas também a segurança, economizando tempo, custos e reduzindo os riscos de acidentes. Sua adaptabilidade a diferentes tipos de cargas torna-o versátil, exigindo apenas ajustes em tamanho, formato e peso para se adequar a diferentes demandas. Além disso, o veículo pode ser integrado a outros sistemas de controle e comunicação, como sensores adicionais, câmeras, RFID, Bluetooth, entre outros. Essa integração amplia sua funcionalidade e inteligência, permitindo que o VAG seja parte de soluções mais complexas e abrangentes. Em essência, o projeto do VAG é um exemplo claro de como a robótica e a eletrônica podem resolver problemas do mundo real, oferecendo melhorias significativas na vida cotidiana das pessoas ao proporcionar soluções inteligentes e autônomas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Mecatrônica | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 085 | pt_BR |
dc.subject | Mecatrônica (projeto) | pt_BR |
dc.subject.other | Controle e Processos Industriais | pt_BR |
dc.title | Veículo autônomo guiado | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
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mecatronica_2023_2_guilhermealvesramos_veiculoautonomoguiado.pdf.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Mecatrônica | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
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