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dc.contributor.advisorNOGUEIRA, Paulo Roberto Murger-
dc.contributor.authorRAMOS, Guilherme Alves-
dc.contributor.authorSANTOS, Helen Eliane Oliveira-
dc.contributor.authorSANTANA, Isabelle Fernandes de-
dc.contributor.authorSILVA, Matheus Lopes da-
dc.contributor.authorCASSEMIRO, Nathalia Pereira-
dc.contributor.authorSANTOS, Nickolly Kimberlly dos-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Pedro Henrique-
dc.contributor.otherSARTI, Wagner-
dc.contributor.otherPEREIRA, Adilso L.-
dc.contributor.otherERNANDES, Itamar-
dc.date.accessioned2025-10-09T21:36:29Z-
dc.date.available2025-10-09T21:36:29Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationRAMOS, Guilherme Alves...et al. Veículo Autônomo Guiado, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Mecatrônica) - Etec Martin Luther King, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36562-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito para o obtenção do diploma de técnico em Mecatrônica.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto consiste em um Veículo Autônomo Guiado (VAG) pensado para operar de forma independente, capaz de seguir uma linha traçada no chão e evitar obstáculos que surgem em seu caminho, equipado com sensores especializados para executar essas funções. O sensor seguidor de linha TCRT5000 é fundamental para identificar variações de reflexão na superfície, diferenciando regiões claras e escuras para manter-se alinhado. Além disso, foi utilizado também o sensor ultrassônico HC-SR04, responsável por medir a distância entre o veículo e obstáculos, permitindo desvios ou paradas para evitar colisões. Com o microcontrolador Arduino Uno R3, o VAG recebe informações dos sensores e, com base nelas, emite comandos para os quatro motores conectados a duas pontes H, que garantem controle preciso sobre a velocidade e direção de rotação dos motores, permitindo manobras ágeis e eficazes. O protótipo demonstrou sua capacidade em seguir a linha traçada no chão, desviar de obstáculos e, após ultrapassá-los, retornar à trajetória original. Essa versatilidade faz do VAG um sistema adaptável e funcional em diversos cenários. Em setores de transporte de materiais, robótica educacional e automação industrial, ele pode ser uma solução eficiente. No transporte de cargas em indústrias e armazéns, o VAG atua levando cargas de um ponto a outro de maneira autônoma, seguindo rotas predefinidas sem intervenção humana. A utilização do VAG não apenas melhora a eficiência operacional, mas também a segurança, economizando tempo, custos e reduzindo os riscos de acidentes. Sua adaptabilidade a diferentes tipos de cargas torna-o versátil, exigindo apenas ajustes em tamanho, formato e peso para se adequar a diferentes demandas. Além disso, o veículo pode ser integrado a outros sistemas de controle e comunicação, como sensores adicionais, câmeras, RFID, Bluetooth, entre outros. Essa integração amplia sua funcionalidade e inteligência, permitindo que o VAG seja parte de soluções mais complexas e abrangentes. Em essência, o projeto do VAG é um exemplo claro de como a robótica e a eletrônica podem resolver problemas do mundo real, oferecendo melhorias significativas na vida cotidiana das pessoas ao proporcionar soluções inteligentes e autônomas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Mecatrônicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher085pt_BR
dc.subjectMecatrônica (projeto)pt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleVeículo autônomo guiadopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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