Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36554
Title: | Estudos de captação e aproveitamento de água da chuva na escola de Ensino Técnico Philadelpho Gouvêa Netto de São José do Rio Preto-SP |
Other Titles: | Studies on rainwater harvesting and use at the Philadelpho Gouvêa Netto Technical School in São José do Rio Preto, SP |
Authors: | CECCHINI, Breno Garcia TEODORO, João Victor da Silva SOARES, Jonas Francisco BERNARDO, Juliano Braga FERREIRA, Reginaldo Donizete |
Advisor: | TONELLO, Pedro Oswaldo |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Reúso da água;Ambiente escolar |
Issue Date: | 9-Nov-2023 |
Publisher: | 098 |
Citation: | CECCHINI, Breno Garcia; TEODORO, João Victor da Silva; SOARES, Jonas Francisco; BERNARDO, Juliano Braga; FERREIRA, Reginaldo Donizete. Estudos de captação e aproveitamento de água da chuva na escola de Ensino Técnico Philadelpho Gouvêa Netto de São José do Rio Preto-SP. 2023. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Edificações) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2023. |
Abstract: | A água potável é um bem natural extremamente necessária para manutenção da vida em nosso
planeta, mas é um recurso natural limitado e por essa questão a conservação faz-se importante
e a necessidade de preservação, vem sendo cada vez mais indispensável em nosso século. A
técnica de aproveitamento de água da chuva não é novidade para a humanidade, pois ela é uma
solução excepcionalmente importante para a conservação de água potável para as próximas
gerações. Este trabalho de conclusão de curso de Técnico em Edificações tem por finalidade o
desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, exploratória e estudo de caso para
a captação e aproveitamento da água pluvial de uma Escola de Ensino Técnico Centro Paula
Souza, localizada na cidade de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo. Como a escola
possui uma quantidade de área coberta com calha suficiente para suprir a demanda de água não
potável, é possível fazer a coleta e desse modo o reaproveitamento da água da chuva com a
utilização da água pluvial e teremos uma economia para o Estado, tanto financeira, mas como
também ambiental, a escola não possui um sistema de aproveitamento da água pluvial e terá
que ser feita toda uma instalação de captação e armazenamento, pois a água da chuva que cai
nas calhas e tubulações vai direto para as galerias de esgoto da cidade, tornando assim um
investimento de auto custo, mas em poucos anos ele se paga sozinho, tornando-se um
investimento viável para a escola estudada. The water ia natural property extremely need to maintaning life in our planet/ earth, but it is natural limited recursos and this question the conservation important and needs preservation Go be time indispensable in our rainwater secule. The utilization water tecnical, isn't New to humanity because It is resolution exceptionally important to the next generation drinkanble water. This research to conclusion tecnical course in Buildings to have to finally The powered the quality search, bibliograph and explore and case study to capture and use of the rainwater in the Technical School Centro Paula Souza localizated in São Jose do Rio Preto on Sao Paulo State. The school has area covered with gutter/chute to over demand undrinkable water it possible do get and this way reuse rainwater then to salve money state finally and Ambiental, this school doesn’t have a Reuse Systen Rainwater and make it the installation capture and storage, because rainwater falls in the chutes and tubes go to direct sewage culvert city, bea investiment, nut in few years give it back, becoming a investiment able to the school. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36554 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tecnico_edificacoes_2023_2_Estudos de captação e aproveitamento de água da chuva_Breno Garcia Cecchini.pdf Restricted Access | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.