Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36471
Title: A implementação de projeto na movimentação de deficientes visuais
Authors: BUZETO, Anna Laura Simão
BEZERRA, Fernando Daniel Izepe
GODOY, João Victor de Moraes
SILVA, Stephany Vitória Alves da
SILVA, Victor Gabriel Rodrigues da
Advisor: OLIVEIRA, Jeice Galvani de Sousa
MALATESTA, Marlene Pereira
type of document: Artigo Científico
Keywords: Pessoas com deficiência;Pessoas com deficiência visual
Issue Date: 7-Dec-2024
Publisher: 008
Citation: BUZETO, Anna Laura Simão; BEZERRA, Fernando Daniel Izepe; GODOY, João Victor de Moraes; SILVA, Stephany Vitória Alves da; SILVA, Victor Gabriel Rodrigues da. A implementação de projeto na movimentação de deficientes visuais. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Etec Vasco Antonio Venchiarutti, Jundiaí, 2024. Orientadoras: Jeice Galvani de Sousa Oliveira; Marlene Pereira Malatesta.
Abstract: RESUMO- O documento trata da inclusão e acessibilidade para deficientes visuais, com foco na adaptação da ETECVAV (Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti) para atender às suas necessidades. Inicialmente, são abordados os desafios enfrentados por pessoas com deficiência, incluindo barreiras físicas, falta de infraestrutura e preconceito. Destaca-se a importância da acessibilidade e da inclusão como direitos fundamentais e elementos para enriquecer a sociedade.São exploradas as políticas públicas e legislações brasileiras voltadas à inclusão, como a Constituição de 1988 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que garantem direitos educacionais e estruturais às pessoas com deficiência. No entanto, o estudo aponta a persistência de desafios como desigualdade regional, falta de recursos e resistência cultural. O estudo de caso da ETECVAV revela que, apesar de algumas melhorias, como rampas e elevadores, a instituição necessita de adaptações essenciais para deficientes visuais, como pisos táteis, sinalizações em braile e materiais didáticos acessíveis. Isso dificulta a mobilidade e a autonomia desses alunos no ambiente escolar. Como solução, se propõe a implementação de pisos táteis nos principais espaços da escola, além do uso de tecnologia assistiva, formação de professores e conscientização da comunidade escolar. Para disseminar o projeto, sugere se a criação de panfletos informativos para sensibilizar outras instituições. O documento conclui que a acessibilidade é um investimento em justiça social, e ambientes inclusivos beneficiam não apenas as pessoas com deficiência, mas a sociedade como um todo.
ABSTRACT- The document addresses the inclusion and accessibility of visually impaired individuals, focusing on adapting ETECVAV (State Technical School Vasco Antônio Venchiarutti) to meet their needs. Initially, it discusses the challenges faced by people with disabilities, including physical barriers, lack of infrastructure, and prejudice. It highlights the importance of accessibility and inclusion as fundamental rights and essential elements to enrich society. It explores public policies and Brazilian legislation on inclusion, such as the 1988 Constitution and the Brazilian Inclusion Law (LBI), which ensure educational and structural rights for people with disabilities. However, the study points out persistent challenges, such as regional inequalities, lack of resources, and cultural resistance. The case study of ETECVAV reveals that, despite some improvements like ramps and elevators, the institution lacks essential adaptations for visually impaired individuals, such as tactile flooring, braille signage, and accessible teaching materials. This hinders the mobility and autonomy of these students in the school environment. As a solution, the work proposes the implementation of tactile flooring in key areas of the school, along with the use of assistive technology, teacher training, and raising awareness within the school community. To disseminate the project, the creation of informational pamphlets is suggested to encourage other institutions to adopt similar measures. The document concludes that accessibility is an investment in social justice, and inclusive environments benefit not only people with disabilities but society as a whole.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36471
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3 - A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO NA MOVIMENTAÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS (B).pdf923.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.