Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36471
Title: | A implementação de projeto na movimentação de deficientes visuais |
Authors: | BUZETO, Anna Laura Simão BEZERRA, Fernando Daniel Izepe GODOY, João Victor de Moraes SILVA, Stephany Vitória Alves da SILVA, Victor Gabriel Rodrigues da |
Advisor: | OLIVEIRA, Jeice Galvani de Sousa MALATESTA, Marlene Pereira |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Pessoas com deficiência;Pessoas com deficiência visual |
Issue Date: | 7-Dec-2024 |
Publisher: | 008 |
Citation: | BUZETO, Anna Laura Simão; BEZERRA, Fernando Daniel Izepe; GODOY, João Victor de Moraes; SILVA, Stephany Vitória Alves da; SILVA, Victor Gabriel Rodrigues da. A implementação de projeto na movimentação de deficientes visuais. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Etec Vasco Antonio Venchiarutti, Jundiaí, 2024. Orientadoras: Jeice Galvani de Sousa Oliveira; Marlene Pereira Malatesta. |
Abstract: | RESUMO- O documento trata da inclusão e acessibilidade para deficientes visuais, com foco na
adaptação da ETECVAV (Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti) para atender às suas
necessidades. Inicialmente, são abordados os desafios enfrentados por pessoas com deficiência,
incluindo barreiras físicas, falta de infraestrutura e preconceito. Destaca-se a importância da
acessibilidade e da inclusão como direitos fundamentais e elementos para enriquecer a sociedade.São
exploradas as políticas públicas e legislações brasileiras voltadas à inclusão, como a Constituição de
1988 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que garantem direitos educacionais e estruturais às pessoas
com deficiência. No entanto, o estudo aponta a persistência de desafios como desigualdade regional,
falta de recursos e resistência cultural. O estudo de caso da ETECVAV revela que, apesar de algumas
melhorias, como rampas e elevadores, a instituição necessita de adaptações essenciais para deficientes
visuais, como pisos táteis, sinalizações em braile e materiais didáticos acessíveis. Isso dificulta a
mobilidade e a autonomia desses alunos no ambiente escolar. Como solução, se propõe a
implementação de pisos táteis nos principais espaços da escola, além do uso de tecnologia assistiva,
formação de professores e conscientização da comunidade escolar. Para disseminar o projeto, sugere
se a criação de panfletos informativos para sensibilizar outras instituições. O documento conclui que a
acessibilidade é um investimento em justiça social, e ambientes inclusivos beneficiam não apenas as
pessoas com deficiência, mas a sociedade como um todo. ABSTRACT- The document addresses the inclusion and accessibility of visually impaired individuals, focusing on adapting ETECVAV (State Technical School Vasco Antônio Venchiarutti) to meet their needs. Initially, it discusses the challenges faced by people with disabilities, including physical barriers, lack of infrastructure, and prejudice. It highlights the importance of accessibility and inclusion as fundamental rights and essential elements to enrich society. It explores public policies and Brazilian legislation on inclusion, such as the 1988 Constitution and the Brazilian Inclusion Law (LBI), which ensure educational and structural rights for people with disabilities. However, the study points out persistent challenges, such as regional inequalities, lack of resources, and cultural resistance. The case study of ETECVAV reveals that, despite some improvements like ramps and elevators, the institution lacks essential adaptations for visually impaired individuals, such as tactile flooring, braille signage, and accessible teaching materials. This hinders the mobility and autonomy of these students in the school environment. As a solution, the work proposes the implementation of tactile flooring in key areas of the school, along with the use of assistive technology, teacher training, and raising awareness within the school community. To disseminate the project, the creation of informational pamphlets is suggested to encourage other institutions to adopt similar measures. The document concludes that accessibility is an investment in social justice, and inclusive environments benefit not only people with disabilities but society as a whole. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36471 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
3 - A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO NA MOVIMENTAÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS (B).pdf | 923.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.