Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36470
Title: A logística do reflorestamento de uma área escolar para a compensação de co2
Authors: EUZÉBIO, Anne Caroline de Souza
SILVA, Caroline Louvem
Advisor: OLIVEIRA, Jeice Galvani de Sousa
MALATESTA, Marlene Pereira
type of document: Artigo Científico
Keywords: Gás carbônico;Florestamento
Issue Date: 5-Dec-2024
Publisher: 008
Citation: EUZÉBIO, Anne Caroline de Souza; SILVA, Caroline Louvem. A logística do reflorestamento de uma área escolar para a compensação de CO₂. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Etec Vasco Antonio Venchiarutti, Jundiaí, 2024. Orientadoras: Jeice Galvani de Sousa Oliveira; Marlene Pereira Malatesta.
Abstract: RESUMO- O projeto de reflorestamento da ETECVAV tem como objetivo compensar as emissões de gás carbônico do carro escolar por meio de uma estratégia de revitalização ambiental. A metodologia incluiu pesquisas exploratórias e descritivas com questionários e entrevistas, visando identificar desafios logísticos e percepções sobre o reflorestamento. A hipótese indicava que a eficácia do projeto estaria ligada à escolha das espécies vegetais, densidade de plantio e gestão da área. Embora o projeto tenha alcançado muitos objetivos, enfrentou dificuldades na mobilização de doações, recebendo apenas uma contribuição de uma ex-aluna. Das quatro mudas, três sobreviveram. O cuidado contínuo das mudas foi essencial para o sucesso do projeto, que também promoveu a conscientização ambiental entre os alunos. Recomenda-se a continuidade e expansão de iniciativas semelhantes para melhorar a sustentabilidade escolar.
ABSTRACT- The ETECVAV reforestation project aims to compensate for the carbon dioxide emissions from the school bus through an environmental revitalization strategy. The methodology included exploratory and descriptive research with questionnaires and interviews, aiming to identify logistical challenges and perceptions about reforestation. The hypothesis indicated that the project's effectiveness would be linked to the choice of plant species, planting density, and area management. Although the project achieved many of its objectives, it faced difficulties in mobilizing donations, receiving only one contribution from a former student. Of the four seedlings, three survived. The ongoing care of the seedlings was essential for the project's success, which also promoted environmental awareness among the students. It is recommended to continue and expand similar initiatives to improve school sustainability.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36470
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.