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Title: Do ordinário ao extraordinário : reconfigurações em policloreto de vinila, uma abordagem propositiva para o design de mobiliário leve e sustentável.
Other Titles: From the ordinary to the extraordinary: reconfigurations in polyvinyl chloride, a propositional approach to lightweight and sustainable furniture design.
Authors: PAULO, Giovanna Carlos
Advisor: CRUZ, Dener Evangelista da
Other contributor: LIMA, Douglas Leonardo de
GENTIL, Marcos Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Mobiliário infantil;Sustentabilidade;Economia circular;Plásticos (reaproveitamento);Polímeros (materiais) -- reaproveitamento;Ergonomia
Issue Date: 26-Jun-2025
Publisher: 113
Citation: PAULO, Giovanna Carlos. Do ordinário ao extraordinário: reconfigurações em policloreto de vinila, uma abordagem propositiva para o design de mobiliário leve e sustentável. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Produtos Pláticos) - Faculdade de Tecnologia de Mauá, Mauá-SP, 2025.
Abstract: Este trabalho teve como propósito o desenvolvimento de uma cadeira infantil utilizando tubos de PVC reutilizados provenientes da construção civil. A proposta surgiu a partir da necessidade de unir baixo custo, funcionalidade e responsabilidade ambiental em um único produto, voltado para espaços educativos, como creches e escolas públicas. O projeto foi orientado pelos princípios do design sustentável e da economia circular, priorizando o reaproveitamento de materiais que, com frequência, são descartados de maneira inadequada. A escolha do PVC como matéria-prima fundamentou-se em suas propriedades técnicas, como leveza, resistência, durabilidade e ampla disponibilidade como resíduo no setor da construção. Todo o processo foi pensado para ser replicável com ferramentas simples, facilitando a produção local ou em oficinas de capacitação. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica sobre design ecológico, ergonomia infantil e reaproveitamento de resíduos sólidos. Também foram realizadas etapas práticas, como corte, lixamento, montagem dos tubos e pintura com tinta adequada para PVC. A cadeira foi projetada com base em medidas compatíveis com crianças de dois a seis anos, respeitando parâmetros básicos de conforto, postura e segurança. O projeto buscou integrar diferentes áreas do conhecimento 4 design, sustentabilidade e responsabilidade social 4 propondo uma solução criativa e viável para demandas reais da sociedade. Ao aliar critérios técnicos com consciência ambiental e acessibilidade, a cadeira infantil em PVC representa uma alternativa concreta para o desenvolvimento de produtos educativos de baixo impacto ambiental.
This project aimed to develop a children's chair using repurposed PVC pipes from the civil construction industry. The idea emerged from the need to combine low cost, functionality, and environmental responsibility into a single product, intended for educational spaces such as daycare centers and public schools. The design was guided by sustainable design principles and the circular economy, prioritizing the reuse of materials that are often improperly discarded. The choice of PVC as the raw material was based on its technical properties, such as lightness, strength, durability, and widespread availability as waste in the construction sector. The entire process was designed to be replicable with simple tools, facilitating local production or training workshops. The methodology involved bibliographic research on ecological design, child ergonomics, and solid waste reuse. Practical stages included cutting, sanding, assembling the pipes, and painting with appropriate PVC paint. The chair was designed based on measurements suitable for children aged two to six years, respecting basic parameters of comfort, posture, and safety. The project sought to integrate different areas of knowledge4design, sustainability, and social responsibility4proposing a creative and feasible solution to real societal demands. By combining technical criteria with environmental awareness and accessibility, the PVC children's chair represents a concrete alternative for developing educational products with low environmental impact.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo em Desenvolvimento de Produtos Plásticos. Orientador: Prof. Me. Dener Evangelista da Cruz.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36468
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