Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36453
Título: | Proposta de formação continuada em informática para colaboradores da Fatec Mauá. |
Título(s) alternativo(s): | Proposal for continuing education in information technology for Fatec Mauá staff. |
Autor(es): | SILVA, Giovanna Danielle de Sousa da GAMA, Victor Pereira Marques da |
Orientador(es): | ALVARES, Izar Munhoz |
Outro(s) contribuidor(es): | MEDEIROS, Maria da Conceição LIMA, Douglas Leonardo de |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Formação continuada de professor;Inclusão digital;Tecnologia educacional;Empregabilidade;Qualificação profissional;Treinamento profissional |
Data do documento: | 26-Jun-2025 |
Editor: | 113 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Giovanna Danielle de Sousa da; GAMA, Victor Pereira Marques da. Proposta de formação continuada em informática para colaboradores da Fatec Mauá. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá, Mauá-SP, 2025. |
Resumo: | A formação continuada em informática é proposta como uma estratégia para promover a inclusão digital e ampliar a empregabilidade em um cenário de rápidas transformações tecnológicas e mudanças no mercado de trabalho. Este trabalho propõe a formação continuada em informática como uma estratégia para promover a inclusão digital e ampliar a empregabilidade em um cenário marcado por rápidas transformações tecnológicas e mudanças no mercado de trabalho. A partir da valorização da educação informal e da aprendizagem ao longo da vida, discute-se o papel da capacitação prática no desenvolvimento pessoal, social e profissional, especialmente para grupos com acesso limitado à tecnologia. No Capítulo 1, são apresentados os desafios relacionados ao acesso ao conhecimento e à inserção no mercado de trabalho, com ênfase na falta de habilidades tecnológicas básicas como um dos principais entraves. O Capítulo 2 aprofunda o papel da educação informal no fortalecimento da autoeficácia e na aquisição de competências transversais, ressaltando o valor do aprendizado prático e social fora dos ambientes formais. O Capítulo 3 aborda a educação ao longo da vida como requisito essencial para a adaptação profissional em contextos dinâmicos e tecnológicos. No Capítulo 4, a educação é tratada como ferramenta de transformação e inclusão social, destacando-se a importância da formação em informática para o fortalecimento da cidadania, da inclusão digital e da mobilidade social. Por fim, o Capítulo 5 apresenta uma proposta prática de oficinas de informática para colaboradores terceirizados da FATEC Mauá, com foco em acessibilidade, conteúdos aplicáveis ao cotidiano e promoção da valorização profissional e social desses trabalhadores. Continuous training in information technology is proposed as a strategy to promote digital inclusion and enhance employability in a context of rapid technological change and evolving labor market demands. This study advocates for continuous IT education as a means of equipping individuals4particularly those with limited access to technology4with practical skills essential for personal, social, and professional development. Emphasizing the value of informal education and lifelong learning, the research highlights the role of accessible and applicable training in addressing social and technological inequalities. Chapter 1 introduces the key challenges related to access to knowledge and integration into the job market, underscoring the lack of basic technological skills as a major barrier. Chapter 2 explores the significance of informal education in fostering self-efficacy and developing transversal competencies, emphasizing the value of experiential and social learning outside formal environments. Chapter 3 examines lifelong learning as a crucial component for professional adaptation in dynamic and technology-driven contexts. Chapter 4 addresses education as a tool for social transformation and inclusion, highlighting the importance of IT training in promoting citizenship, digital inclusion, and social mobility. Finally, Chapter 5 presents a practical proposal for implementing short IT workshops aimed at outsourced workers at FATEC Mauá, focusing on accessibility, relevance to everyday tasks, and the promotion of both professional growth and social recognition. |
Descrição: | Monografia apresentada à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo em Informática para Negócios. Orientadora: Prof.ª Me. Izar Munhoz Alvares. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36453 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
informaticaparanegocios_2025_1_giovannadanielledesousadasilva_propostadeformacaocontinuada.pdf Restricted Access | 641.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.